Com o objetivo de desmantelar facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas e homicídios no Estado, a Polícia Militar realiza mensalmente a Operação Sentinela, integrada com o Ministério Público e a Polícia Civil, em todo o território capixaba. Na manhã desta terça-feira (01), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, apresentou os resultados da operação alcançados no mês de maio de 2021.
Foram cumpridos 78 mandados de busca e apreensão e 69 mandados de prisão. Ao todo, 163 pessoas foram detidas na operação, sendo 14 por crime de homicídio e também 14 por tráfico de drogas.
Com relação às apreensões, foram retiradas de circulação 36 armas e recolhidas aproximadamente 6.119 unidades e 95 quilos de entorpecentes.
Em coletiva à imprensa, o coronel Douglas Caus enfatizou que a Operação Sentinela busca prender os médios e grandes traficantes, líderes de facções criminosas que dominam as comunidades, impondo o terror e restringindo a liberdade de ir e vir das pessoas. Além disso, visa reduzir os índices de homicídios e contribuir para a paz social.
“A cada mês temos incrementado o número de mandados judiciais. A nossa Inteligência lança mão de diversos mecanismos e técnicas para identificar os criminosos e os locais em que estão homiziados. Com esses resultados, diminuímos a incidência desses crimes na sociedade e contribuímos para a efetividade no processo de condenação dessas pessoas”, afirmou.
Dentre as diversas ações que colaboraram para os números positivos do mês de maio, o comandante-geral destacou a ocorrência em Serra Dourada I, na semana passada, onde foram apreendidos mais de 50 quilos de cocaína. Policiais militares do 6º Batalhão e da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) localizaram uma residência neste bairro destinada à preparação de drogas para venda. Um jovem de 19 anos foi detido e um menor apreendido.
“Estas importantes prisões e apreensões que caracterizam esta operação, que chegou pra ficar, sem previsão de encerramento”, concluiu.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br