31/05/2023 10h48 - Atualizado em 31/05/2023 21h14

Polícia Militar deflagra a Operação Divisa Segura

Foi deflagrada nesta quarta-feira (31) a Operação Divisa Segura entre os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A força-tarefa foi realizada em conjunto com as Polícias Militares das coirmãs e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com objetivo garantir a segurança e a ordem pública na região de fronteira.

A PMES empenhou nesta operação policiais militares dos 2º, 3º, 4º e 5º Comandos de Polícia Ostensiva Regional (CPOR) em ações conjuntas nas rodovias de divisa entre os estados. Foram montados no Espírito Santo 16 pontos de abordagem com 49 policiais militares e 17 viaturas.

Durante a operação foram abordados 185 automóveis, 132 motocicletas, 10 caminhões, nove veículos de aplicativos, quatro táxis, dois ônibus e 501 pessoas. Foram confeccionados 33 AITs (Auto de Infração de Trânsito) e cinco GRVs (Guia de Recolhimento Veicular), sendo quatro automóveis e uma motocicleta, e dois veículos foram removidos.

De acordo com o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a operação foi planejada com a cooperação das Polícias Militares e da PRF. “Além de fazer o policiamento em todo o Espírito Santo, agora de maneira integrada com as outras forças policiais, a PMES visa levar à sociedade capixaba mais segurança e tranquilidade”, enfatizou o comandante-geral.

O tráfico de drogas, o contrabando de armas e munições, bem como o roubo de cargas e veículos foram algumas das principais atividades ilícitas combatidas pelas forças policiais. Por meio de colaboração interinstitucional, a operação policial conjunta entre os estados permitiu o compartilhamento de informações e recursos para fortalecer a capacidade de enfrentamento ao crime.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br