Governo do Estado do Espírito Santo
08/10/2020 13h04

Polícia Militar aprimora conhecimentos sobre o Termo Circunstanciado de Ocorrência

Em busca constante de informações para aperfeiçoar cada vez mais a capacitação do serviço operacional e administrativo, a Polícia Militar participou de mais uma instrução sobre a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que aconteceu no auditório da chefatura de Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (07).

Já há algum tempo, a Polícia Militar tem desenvolvido atividades, através da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa - DEIP - que buscam o aprimoramento de conduta profissional e promovem condições ao enfrentamento de novos desafios operacionais e administrativos. Essa afirmação é refletida nos procedimentos que passarão a ser uma nova realidade do policial militar: o preenchimento do Termo Circunstanciado de Ocorrência, o que trará maior agilidade ao serviço policial e, principalmente, ao cidadão capixaba. 

Dessa forma, para que faça parte da rotina policial militar a confecção do TCO, os oficiais da PM participaram de mais uma instrução que agregou conhecimentos sobre o assunto, com o principal objetivo de facilitar o atendimento à sociedade.

Além de palestras ministradas por policiais civis e outras autoridades, os militares participaram de atividades práticas sobre o TCO na apreensão de drogas, com temas como cadeia de custódia, laudo preliminar de constatação de entorpecentes e uso de reagentes, em conformidade com a lei federal nº 11.343, de 23 de agosto de 2006.

Para o diretor adjunto de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES, tenente-coronel Anderson Loureiro Barbosa, a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo policial militar representa uma das formas de se viabilizar a preservação da ordem pública, constitucionalmente prevista, além de garantir inúmeros benefícios à sociedade.

“Nosso compromisso com o cidadão nos estimula a querer ampliar cada vez mais a nossa capacitação para realizar um trabalho de melhor qualidade e simplificar o atendimento. A lavratura do TCO pelo policial militar é uma solução boa para todos, especialmente para a sociedade”, opinou o tenente-coronel Loureiro.

Os oficiais participantes desta instrução irão multiplicar esses conhecimentos para toda a tropa policial militar, através de um tutorial de instrução online, que ensina de maneira didática como confeccionar o TCO.

Este material estará disponível em breve no site oficial da Polícia Militar, na plataforma EAD.

 

Informações à Imprensa:

 

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard