04/06/2019 13h43

Policia Militar Ambiental apreende armas, munições e caça em Viana e Guarapari

Cinco homens foram detidos pela Policia Militar Ambiental na manhã desta segunda-feira (03), durante uma operação realizada em bairros de Viana e Guarapari. A operação realizada pelo BPMA recebeu o nome “A Queda de Órion” em alusão à Órion, um grande caçador da mitologia grega. Na ação foram cumpridos mandados de busca e apreensão após o recebimento de diversas denúncias e investigação sobre a atuação de caçadores em reservas ambientais na zona rural desses municípios.

Os policiais estiveram em três residências, sendo duas em Viana e uma em Guarapari, onde as equipes apreenderam ao todo nove espingardas de calibres 32, 36 e 44, uma arma de pressão, uma arma artesanal, munições intactas de calibres diversos, mais de 100 unidades de cartuchos deflagrados, dois silenciadores e 26 canhões de caça. Além disso, foram apreendidos oito pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro, um tatu e uma paca já abatidos; e diversos equipamentos utilizados para a prática de caça, tais como armadilhas para captura de animais, frascos de pólvora, chumbo e espoletas para fazer recarga de munições, roupas camufladas, redes de espera e pios para atrair aves.

Segundo o subcomandante do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, major Wanderson Luchi, a operação foi planejada para acontecer na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ele ressaltou ainda a importância de esclarecer a população que o consumo de animais silvestres oriundo da caça e comércio ilegais podem causar riscos a saúde humana, uma vez que esses animais são vetores de zoonoses.

Os detidos e todo o material apreendido foram encaminhados para as Delegacias Regionais de Cariacica e de Guarapari, respectivamente. Os pássaros serão encaminhados para um centro de triagem onde serão tratados e avaliadas as condições de saúde para posteriormente serem soltos na natureza.

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA