Governo do Estado do Espírito Santo
17/01/2023 15h03

Polícia Militar Ambiental apreende armas, munições e animais abatidos em ações contra caçadores no norte do Espírito Santo

Neste final de semana (13 a 15.01.2023), a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) realizou diversas operações policiais conjuntas com equipes de vigilância patrimonial que prestam serviço para as Empresas Vale do Rio Doce e Suzano Celulose, visando combater a ação e inibir presença de caçadores que operam nas áreas da Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Natural Vale e nas áreas de Reserva Legal e remanescentes florestais dos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Sooretama.

Na noite da última sexta-feira (13), policiais da 3ª Cia Ambiental, agentes do ICMBIO e da Segurança da Reserva Natural Vale obtiveram êxito em localizar e realizar a detenção de dois cidadãos que estavam saindo da mata na Reserva Biológica de Sooretama, sendo com eles apreendidos 02 Rifles, do calibre .22, semi-automático, marca CBC; 82 munições, calibre .22, intactas; 02 silenciadores; 01 facão; 01 faca; 02 lanternas; e 01 touca preta. Os indivíduos foram conduzidos ao DPJ de Linhares pelo crime de porte ilegal de armas de fogo e munições, previsto no artigo 14 da lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Já na manhã do dia (14), e madrugada do dia (15), em duas operações distintas, policiais da 3ª Companhia Ambiental em conjunto com Vigilantes da Empresa PROSEVIG, responsável pela segurança patrimonial da Suzano, obtiveram êxito em identificar e interceptar indivíduos que estavam praticando caça, nas localidades de São Miguel, zona rural de São Mateus, e de Sayonara, na zona rural de Conceição da Barra, sendo que, em ambas as situações, os infratores foram abordados enquanto saíam da mata. No cerco policial montado na Localidade de São Miguel, um cidadão foi detido e conduzido ao DPJ, após ter sido em sua posse encontrados e apreendidos: 01 Espingarda, Calibre .36; 06 munições, calibre .36, intactas; 01 Facão; 03 lanternas; e cordas diversas. O cidadão foi conduzido ao DPJ de São Mateus pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e munições.

Já no cerco montado na região de Sayonara, na madrugada do dia (15), outro homem foi interceptado pela Terceira Companhia Ambiental e Equipe de Vigilância Patrimonial da Suzano, sendo com ele apreendidos: 01 Espingarda; 19 munições, calibre .32; 06 munições, calibre .32, deflagradas; 02 tatus abatidos; 01 Lanterna, 01 Rede de espera para captura de animais silvestres; cordas diversas; além de um aparelho celular. O nacional foi conduzido ao DPJ de São Mateus por caça, Porte Ilegal de Arma de Fogo e munições.

O Comandante da 3ª Companhia do BPMA, Capitão Fabrício Pereira Rocha, salienta que constitui crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, segundo preceitua o Artigo 29, da lei de crimes ambientais (9.605/98). “Além disso, é importante ressaltar, também, que a posse irregular de armas de fogo, mesmo em ambientes rurais, configura crime federal, conforme o artigo 12, da lei 10.826/2003, implicando ao infrator uma pena de um a três anos de detenção e multa”, frisa o Oficial.

“O BPMA, por meio de sua Subunidade Especializada, está realizando ações para conter a caça e pesca ilegais, principalmente, nas regiões de Unidade de Conservação do norte do Espírito Santo, e, para o sucesso destas ações, contamos com a colaboração da comunidade, denunciando qualquer tipo de crime da qual tenha conhecimento. Para isso, as pessoas podem ligar para o telefone 181 (Disque Denúncia) ou acessarem o site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não há necessidade de se identificar e o anonimato é garantido”, destacou o oficial.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard