Governo do Estado do Espírito Santo
13/12/2018 14h27 - Atualizado em 13/12/2018 14h49

Polícia Militar agracia militares com medalha “Mérito da Inteligência”

Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Militar do Espírito Santo concedeu a medalha “Mérito da Inteligência Policial Militar” aos profissionais que cooperaram com relevantes serviços em prol das atividades do Sistema de Inteligência.

O evento foi realizado no auditório do Hospital da Polícia Militar e contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do subcomandante-geral, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, do subsecretário de Estado de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Rogério Maciel Barcellos, entre outras autoridades.

Ao todo, 71 militares foram agraciados com a honraria, dentre eles, o diretor de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Juliano Cançado Dias, o chefe do Centro de Inteligência da Polícia Militar de São Paulo, coronel João Silva Soares Castilho, e o comandante de Operações de Inteligência da Polícia Militar da Bahia, coronel Carlos Alberto Neves da Silva.

Em sua alocução, o diretor de Inteligência da PMES, coronel Douglas Caus, destacou a evolução do Sistema de Inteligência da Instituição ao longo dos 20 anos de existência, completados no dia 28 de agosto deste ano.

Dentre outros avanços, o oficial pontuou que atualmente mais de 90% do efetivo do Sistema de Inteligência possuem, no mínimo, a formação básica na área, com cursos realizados não só na PMES, mas também em estados como Minas Gerais, São Paulo e Paraíba.  Segundo ele, o aperfeiçoamento, aliado à regulação do emprego da atividade de inteligência e operacional, permitiu a qualificação das ações para o cumprimento de mandados de prisão e recaptura de foragidos.

Por sua vez, o coronel Ramalho ressaltou que não existe operação realizada pela PMES que não tenha o apoio dos serviços de inteligência. “Os senhores sempre estiveram presentes, desde as operações mais simples até às mais complexas, auxiliando as decisões do Alto Comando”, disse o comandante-geral ao dirigir a palavra aos integrantes do Sistema de Inteligência.

Ele ainda explicou que, por questões de doutrina, muitas ações da Dint não são divulgas para a sociedade capixaba, contudo, fez questão de enfatizar a importante participação dos militares de todas as agências de inteligência durante a greve dos caminhoneiros.

“Pudemos evidenciar ao longo de minha gestão a louvável participação dos senhores. A Diretoria de Inteligência, por intermédio do coronel Caus, enxergou a necessidade de reformulação em meios, tecnologia e na reforma de seu prédio para alocar uma infraestrutura melhor para a inteligência”, pontuou o oficial ao falar da necessidade dos permanentes avanços na área, que culminaram inclusive com a aprovação da construção do Centro de Inteligência da Polícia Militar.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

  

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard