A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) concluiu a aquisição de 8.000 lanternas táticas que serão distribuídas ao efetivo operacional em todo o Estado. O investimento foi realizado por meio de licitação internacional, reafirmando o compromisso da Corporação com a modernização dos equipamentos e o fortalecimento das ações de policiamento ostensivo.
Nesta terça-feira (03), equipes da Força Tática do 1º Batalhão e da 17ª Companhia Independente foram as primeiras a receber o novo equipamento, entregue pelo comandante-geral, coronel Douglas Caus, para emprego imediato no patrulhamento das respectivas áreas de atuação.
O modelo adquirido permite uso manual e também a instalação em armas longas, por meio de acessório específico. Possui acionador remoto e botão traseiro, além de conexão compatível com trilhos Picatinny. O equipamento conta com potência de 550 lúmens, facho direcional do tipo TIR, com alcance de até 250 metros, resistência à água e autonomia de aproximadamente 1 hora e 50 minutos de uso contínuo.
As lanternas apresentam elevada durabilidade, sendo resistentes a impactos de até dois metros. Com peso aproximado de 135 gramas, são fabricadas em alumínio aeronáutico e possuem acabamento anodizado tipo III, garantindo maior resistência à corrosão e ao desgaste, mesmo em condições adversas.
O investimento total foi de R$ 760.800,00, com fornecimento da empresa Nextorch és, fabricante reconhecida internacionalmente pela produção de armamentos e acessórios de alta performance.
Durante a entrega das lanternas ao efetivo das Forças Táticas, o coronel Caus salientou: “A modernização contínua dos nossos equipamentos garante melhores condições de trabalho ao policial militar e mais segurança para a população”, destacou o comandante-geral.
A aquisição integra o planejamento estratégico da PMES voltado ao aprimoramento da capacidade operacional da tropa, ampliando a eficiência nas abordagens, reforçando a segurança dos policiais militares e elevando a qualidade do serviço prestado à sociedade capixaba.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel RONALDO RAIMONDI
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo da PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br