Governo do Estado do Espírito Santo
02/11/2019 10h18 - Atualizado em 02/11/2019 10h19

Polícia Ambiental apreende dezoito pássaros em cativeiro no município de Itaguaçu

Na tarde desta quinta-feira (31), uma equipe do 3º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu vários pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente na localidade de Caparaó e Alto Lage, zonas rurais do município de Itaguaçu - ES.

Durante a fiscalização foram apreendidos o total de dezoito pássaros, sendo sete Trinca- ferros, dois Tico-ticos, oito Coleiros, um Papagaio Chauá (espécime que está ameaçado de extinção), dezessete gaiolas, um viveiro e um alçapão. Todos os pássaros estavam presos em gaiolas.

O material e os animais foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS) situado em Barra do Riacho, Aracruz/ES, onde passarão por avaliação, readaptação e posterior reintrodução ao seu habitat natural.
Toda a documentação produzida pela Polícia Militar Ambiental será encaminhada para o Ministério Público da região e demais órgãos, sendo que as cinco pessoas que mantinham as aves presas, responderão por crime ambiental.

O BPMA ressalta que a pena é aumentada pela metade, se o crime é praticado: contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção (exemplo o papagaio Chauá), em período proibido à caça, durante a noite, com abuso de licença, em unidade de conservação, com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa, de acordo com a Lei nº 9.605/98 (Lei de crimes ambientais).

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard