25/11/2019 15h30 - Atualizado em 26/11/2019 09h18

PMES recebe visita técnica de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Uma comitiva com 17 militares, alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foram recebidos pelo Alto-Comando da Polícia Militar do Espírito Santo, na manhã desta segunda-feira (25), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Vitória.

A visita técnica tem como objetivo agregar conhecimentos técnicos e científicos que possibilitem um aperfeiçoamento profissional, através do intercâmbio cultural, integração social e comunitária dos profissionais de segurança pública.  Coronel Marin (E), coronel Sartório e o tenente-coronel Tofanelli, da PMESPCoronel Marin (E), coronel Sartório e o tenente-coronel Tofanelli, da PMESP (Foto: Diretoria de Comunicação Social)

Além de promover trocas de experiências, a visita faz parte da Jornada Nacional de Polícia Comparada para o Programa de Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – CAO II/2019.

Ao recepcioná-los em seu gabinete, o comandante-geral, coronel Márcio Eugênio Sartório agradeceu a equipe pela visita, se colocando à disposição para qualquer parceria e enfatizou que “esses encontros são importantes para estreitar o relacionamento entre as polícias e coirmãs, trocar ideias e colocar em dia os assuntos relacionados à segurança pública”.

O subcomandante-geral, coronel Alessandro Marin explanou brevemente sobre a estrutura da PMES, sua organização básica, quantitativo e os índices de criminalidade, que vem decrescendo a cada ano. Na oportunidade, em se tratando de números, o coronel Sartório teceu algumas considerações sobre a criminalidade no Espírito Santo, mencionando que “mesmo que a taxa de homicídios ainda esteja alta, este ano de 2019, em nosso estado, nenhum policial foi morto em combate”, sugerindo como um dado interessante no que tange à proteção policial.  A comitiva também fez uma visita o NOTAerA comitiva também fez uma visita o NOTAer (Foto: Diretoria de Comunicação Social)

O tenente-coronel Tofanelli, da PMESP, agradeceu a receptividade e já avaliou a existência de muitos dados e casos interessantes, que serão objetos de estudo da equipe.

Logo após o encontro, os oficiais visitaram outros setores do Quartel do Comando Geral, a começar pelo Núcleo de Operações e Trasporte Aéreo, sob a orientação do diretor adjunto de comunicação, tenente-coronel Rodrigo Bulhões. O trabalho de visita técnica se estenderá até o dia 30 de novembro.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA