31/08/2018 10h34 - Atualizado em 31/08/2018 11h04

PMES realiza formatura geral em todo o Espírito Santo

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou, nesta sexta-feira (31), formatura geral em todas as Organizações Militares Estaduais (OME). Reguladas pela Diretriz de Serviço nº 006/2018, as formaturas gerais vão acontecer sempre na última sexta-feira de cada mês até novembro.

A formatura desta sexta fez alusão ao Dia do Soldado, comemorado no último dia 25. Além disso, a solenidade celebrou promoções de oficiais e praças da PMES e homenageou militares pelo destaque operacional da Instituição e por honra ao mérito.

No Quartel do Comando-Geral, em Vitória, diversas autoridades civis e militares participaram da cerimônia, dentre elas, o secretário de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues; o comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho; o subcomandante-geral, coronel Reinaldo Brezinski Nunes; o coronel reformado Juarez Monteiro da Silva, e demais oficiais e praças atuantes no QCG.

A tropa formada realizou o hasteamento da Bandeira Nacional no platô das bandeiras localizado à frente do QCG. Após o ato, os militares foram deslocados em marcha ao pátio central, onde a cerimônia teve sequência.

Destaque Operacional

Como forma de reconhecer e premiar os policiais militares que se destacaram no desempenho de suas funções, a Polícia Militar homenageou o 3º sargento Fernando Dias Linhares, militar pertencente ao efetivo do 7º Batalhão, que foi escolhido como destaque operacional da Instituição no primeiro semestre de 2018.

O militar ocupou posição de destaque frente à tropa e recebeu uma placa em reconhecimento ao comprometimento e profissionalismo dispensados, que têm contribuído para a redução da criminalidade e para a maior integração entre a PMES e as comunidades de Cariacica. Além disso, o militar foi agraciado com um elogio e com a recompensa de cinco dias de dispensa do serviço.

3º sargento Fernando Dias Linhares, destaque operacional da PMES no 1º semestre de 2018.3º sargento Fernando Dias Linhares, destaque operacional da PMES no 1º semestre de 2018. (Foto: Diretoria de Comunicação Social/PMES)

Promoções

De acordo com as novas leis de promoção, anualmente, o Dia do Soldado é uma das datas escolhidas para que aconteçam novas promoções na PMES. No último sábado (25), 253 policiais militares foram promovidos em diversos postos e graduações.

Na oportunidade, 14 policiais, entre oficiais e praças, representaram os demais promovidos, ocupando posição de destaque na solenidade para receberem os cumprimentos do secretário de Segurança Pública e do Comando-Geral da Instituição.

Policiais militares promovidos no último dia 25, Dia do Soldado.Policiais militares promovidos no último dia 25, Dia do Soldado. (Foto: Diretoria de Comunicação Social/PMES)

Honra ao Mérito

A Corporação reservou parte do cerimonial para homenagear ainda dois sargentos que prestaram relevantes serviços à sociedade capixaba durante a carreira: o 1º sargento Marcos Rébuli da Rocha e o 1º sargento Paulo Sérgio Torquato Lepre.

O sargento Rébuli trabalhou por muitos anos no Batalhão de Missões Especiais, mais especificamente na Companhia de Operações Especiais, onde se tornou referência de conhecimento técnico, em especial na área de invasão tática e explosivos.

Já o sargento Lepre honrou o efetivo do 14º Batalhão por toda sua carreira. O militar foi herói na essência até o fim de sua vida. Durante a cerimônia, ele foi representado pela esposa e pelos filhos.

Discurso

Durante seu discurso, o comandante-geral, coronel Ramalho, afirmou que a solenidade em alusão ao Dia do Soldado e ao Destaque Operacional é um momento oportuno para reflexão sobre a natureza de cada policial militar e sua missão de servir e proteger a sociedade capixaba.

Ao destacar o fortalecimento interno da PMES, o coronel Ramalho, salientou que as formaturas gerais marcam o resgate das tradições militares e a aproximação dos comandantes com a tropa. Segundo o oficial, essas ações refletem na melhoria da prestação dos serviços de segurança pública, já que trazem mais unidade aos policiais militares.

Já o secretário de Segurança Pública, coronel Nylton, destacou o árduo e competente serviço que a Polícia Militar tem desempenhado. “Mesmo com todas as dificuldades que extrapolam nossos muros, vocês têm feito um trabalho excepcional”, pontuou.

Ele afirmou ainda que os investimentos que estão sendo realizados na Segurança Pública estadual são os maiores da história, com um montante de mais de R$ 400 milhões. “Este ano ainda, vocês terão nos coldres a melhor pistola do mundo”, anunciou, ao se referir a uma das aquisições, como a compra de novas viaturas e melhorias nos sistemas de inteligência e tecnologia das polícias.

Desfile

A solenidade foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar e pelo desfile em continência ao comandante-geral.

Também como forma de honraria, o comandante-geral, coronel Ramalho, quebrou mais uma vez o tradicional protocolo e cedeu seu lugar de destaque ao coronel reformado Juarez Monteiro da Silva, para que recebesse a continência da tropa em desfile.

O coronel Juarez Monteiro da Silva ingressou na PMES em julho de 1971, através do Curso de Formação de Soldados, conquistando a 1ª colocação, e no ano de 1974 participou do Curso de Formação de Oficiais, sendo declarado aspirante em 1976. Ele contribuiu significativamente com o desenvolvimento de ações ligadas à área de segurança pública, destacando-se, principalmente, como o pioneiro fundador do que viria a ser a primeira tropa de elite do Espírito Santo: o Batalhão de Missões Especiais.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA