16/08/2018 16h08 - Atualizado em 16/08/2018 16h52

PMES promove debate sobre os crimes contra o patrimônio registrados nas áreas comerciais

A manhã desta quinta-feira (16) foi de debates na Academia de Polícia Militar da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), em Santana, município de Cariacica. A PMES reuniu representantes do comércio, agentes públicos municipais e comandantes das Unidades da Corporação na Grande Vitória para juntos buscarem alternativas de combate aos crimes contra o patrimônio, registrados nas áreas comerciais nos últimos dias.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos, apresentando ainda as Unidades da PMES instaladas na Grande Vitória e seus respectivos comandantes.

Em seguida, o comandante-geral esclareceu as atividades diárias exercidas e as que a Instituição é empenhada, entre elas as operações, cercos táticos, abordagens a coletivos, pontos de bloqueio, manifestações populares, entre outras, buscando apontar como são definidas e gerenciadas cada ação. Assinalou também que essas atividades contribuem para a redução de índices criminais e com as diversas apreensões feitas pelos policiais militares.

Na oportunidade ainda, o coronel Ramalho destacou as questões sociais que podem gerar atos criminosos e que impactam nas ações da PM, como o desemprego, endividamento, evasão escolar, pessoas em situação de rua e abandono de espaços públicos/privados, além dos bailes “Mandela” (festas realizadas sem qualquer autorização), e a atual legislação penal brasileira.

Após esse panorama, o coronel Ramalho deixou a condução dos trabalhos a cargo do comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Souza Reis. Coube ao oficial guiar os grupos, de acordo com cada município, para que esses atores envolvidos pudessem conjuntamente analisar os últimos incidentes registrados nas áreas comerciais e assim buscar alternativas para solucionar tal problemática.

De acordo com as demandas particulares dos municípios, foram dados os encaminhamentos e assim o andamentos das atividades em prol da segurança pública, a exemplo do grupo de Vitória que já agendou um próximo encontro e definiu algumas ações para serem tomadas de imediato, visando essa melhoria.

Ao fim, o coronel Souza Reis se reuniu com os comandantes das Unidades que lideraram diretamente os grupos de trabalho para saber como se deu as atividades e quais foram seus desdobramentos.

O comandante-geral destacou que essas propostas de trabalho servem para estreitarem os relacionamentos da comunidade com a Polícia Militar, verificar quais as prioridades e anseios dessas comunidades e elas conhecerem alguns projetos já desenvolvidos pela Instituição. “Para o sucesso da implementação dessas ações é imprescindível o comprometimento e a participação dos lojistas”, pontou.

O debate fez parte de uma série de ações definidas em reunião, realizada na última quinta-feira (09) entre a PMES, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Polícia Civil, com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), para tratar de assunto relacionado à atuação dos órgãos de segurança pública, no tocante aos crimes contra o patrimônio, nas áreas comerciais da região metropolitana.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718