Governo do Estado do Espírito Santo
29/11/2018 15h46 - Atualizado em 29/11/2018 16h51

PMES participa do III Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa

A Polícia Militar do Espírito Santo participa do III Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, composta pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Neste ano o evento é realizado na cidade de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais. O encontro acontece nesta quinta (29) e sexta-feira (30) e tem como temática: “Tecnologia Aplicada à Atividade Policial Militar”.

O objetivo principal do evento é desenvolver uma política regional de integração entre as polícias militares dos três estados, a partir de encontros anuais, ocasião em que poderão ampliar seus conhecimentos, promover o aperfeiçoamento e trocar experiências.

A estratégia foi adotada pelos gestores das polícias militares dessas regiões diante do fenômeno de avanço da violência e da criminalidade nos municípios que compreendem a tríplice divisa, desenvolvendo uma contínua busca por novas técnicas para o combate eficaz à criminalidade.

Durante a abertura desta edição do evento, o comandante de Polícia Ostensiva da Região Norte, o coronel Irineu Firmino do Santo, que na ocasião representava o comandante-geral da PMES coronel Alexandre Ofranti Ramalho, apresentou os gestores comandantes das unidades próximas das divisas, destacando a importância de manter a relação entre as instituições. “Os estados deram um passo importante para a melhoria da segurança pública. Precisamos inovar e melhorar a cada dia”, pontou.

III Encontro

O III encontro está sendo realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2018 na cidade de Teófilo Otoni/Minas Gerais. O local é o Centro de Convenções Aécio Cunha - Expominas de Teófilo Otoni.

Sua temática é a “Tecnologia Aplicada à Atividade Policial Militar” e a programação conta com palestras e uma feira de exposição, oportunidade em que as instituições apresentam seus elementos de tecnologia que contribuem para a melhoria da segurança pública.

No primeiro dia de evento a programação conta com duas palestras pela parte da manhã. A primeira delas é do coronel da PMMG, Fernando Antônio Arantes e tem como tema “Tendências de Tecnologia aplicadas à Segurança Pública” e a segunda é do delegado da Polícia Federal, Leopoldo Soares Lacerda, que fala sobre a “Gestão do conhecimento nos órgãos policiais: Estudo de caso do Projeto Prometheus desenvolvido pela Polícia Federal”. Na parte da tarde o coronel da PMMG Anderson de Oliveira aborda “O novo portfólio: Base de Segurança Comunitária (BSC) aplicado na segurança pública para aumento da sensação de segurança e redução criminal” e o tenente-coronel da PMBA fala sobre “Operação de RPAS/Drones da PMBA: ameaças e oportunidades”.

Para o segundo dia os palestrantes convidados são o chefe da Assessoria de Comunicação do Departamento de Ciências e Tecnologias do Exército Brasileiro, coronel André Gustavo P.R. Barros, que falará sobre “Tecnologias digitais de comunicação para aplicações em Defesa e Segurança Pública”, e o coronel da reserva da PMSC, Marlon Jorge Teza, que abordará o “Cenário para as Polícias Militares face à nova formação do Congresso Nacional”.

Edições anteriores

A primeira edição do encontro foi realizada em 2016, na cidade de Salvador, na Bahia. O evento foi o marco inicial, concretizando a tríplice aliança entre as três instituições de Segurança Pública. O tema central do evento foi: Estratégia, Integração e Cidadania. Na oportunidade foram realizadas palestras alusivas ao tema. No segundo encontro, realizado em 2017 na cidade de Nova Venécia, no Espírito Santo, o enfoque foi a Estratégia e Integração da Inteligência Policial Militar.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard