10/06/2022 16h17 - Atualizado em 10/06/2022 16h19

PMES participa de aula inaugural do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã

A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), seus batalhões e companhias independentes, participou da aula inaugural do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã. O evento foi realizado na manhã dessa quinta-feira (09), em Domingos Martins.

O curso é de iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC) e coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Tem o suporte da DDHPC, que está a frente da construção junto às lideranças comunitárias, atendendo ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Mais especificamente, o curso investe na capacitação e qualificação de representantes de Conselhos Comunitários/Interativos de Segurança do Estado do Espírito Santo, lideranças comunitárias e demais servidores públicos civis e militares. E desde o começo do ano vem sendo realizado e hoje encerra o ciclo, tendo sido ministrado nos cinco Comandos de Polícia Ostensiva Regional (CPOR).

O encontro ocorreu de forma presencial no auditório anexo EMEF Mariano Ferreira de Nazareth, no Centro de Domingos Martins. Contou com a presença de lideranças comunitárias e policiais militares locais, que irão participar do curso. Prestigiaram o momento a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento, Jaqueline Schneider, a secretária Municipal de Educação e Esporte, Adenilde Stein, o representante do Ministério Público, Ricardo Alves, vereadores de Domingos Martins e Marechal Floriano e o presidente do Conseg de Domingos Martins, André Mello, além de representantes do Instituto Jones dos Santos Neves, Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Secretaria de Segurança Pública e Conselho Comunitário de Jardim Camburi.

Também participaram o tenente-coronel Anderson Scotá Moreira, representando o comandante do 5º CPOR, e o chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, o major Jeferson Nunes Pereira Junior, representando o Diretor da DDHPC e o subcomandante da 6ª Cia Ind, capitão Waldemar Abeldt Junior.

O Diretor-Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, destacou a importância do curso. “Não há no mundo nenhuma saída sustentável para a problemática da segurança pública que não passe pela participação popular, elemento crucial na redução da criminalidade. Também devemos agir de forma técnica, baseadas em dados, sem achismos e partirmos para ação com boas políticas públicas, a começar com a educação das crianças”, destacou.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR

Tel. (27) 3636-8715