Governo do Estado do Espírito Santo
30/03/2019 21h56 - Atualizado em 30/03/2019 21h59

PMES faz exposição em shoppings de Vila Velha como parte da programação de aniversário de 184 anos

Os shoppings Vila Velha e Boulevard recebem neste sábado (30) e domingo (31) uma exposição dos trabalhos da Polícia Militar do Espírito Santo. A atração é parte dos eventos programados para celebrar o aniversário de 184 anos de existência da PMES e tem o objetivo de reforçar a presença do policial militar como agente de cidadania.

 

O evento ocorre durante o horário de funcionamento dos shoppings, entre 10 e 22 horas. Entre as atrações estão a rampa de escalada, jogo interativo, contato com cães de faro, estandes expositivos e apresentações musicais.

 

A Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) faz exposição de equipamentos, viaturas e fardamentos especiais, como o de mergulho e o traje antibomba, pertinentes à Unidade Especializada da PMES.

 

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) está no local com exposição de animais taxidermizados, jogo interativo e viatura utilizada nas atividades de educação ambiental. A Unidade também apresenta o vídeo institucional do BPMA e canções utilizadas nas instruções e em apresentações.


Já o Programa Educacional de Resistência às Drogas  (Proerd) traz vídeo institucional dos projetos cívico sociais, dicas de segurança, banner e totem, distribuição de brindes, além de disponibilizar fardas infantis para que as crianças possam tirar fotos e sessões do Cineproerd. 

 

Apresentando o bafômetro e sua utilização para o público, o Batalhão de Polícia de Transito (BPTran) realiza a conscientização do trânsito seguro, apresenta vídeo de atuação do Batalhão e seus resultados,  além de consultar CNH e multas. 

 

A Banda de Música da PMES faz apresentações especiais com repertório de músicas consagradas. A apresentação é realizada no formato de Flash Mob, que empolga o público, pois é surpreendido com a presença dos músicos nos corredores dos shoppings. 

 

Outra atração especial é a presença do cão policial da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc). O público participante registra fotos com os cães e vestem a farda da Unidade Especializada e ainda conhece os equipamentos de adestramento dos caninos. Já a Academia de Polícia Militar (APM), expôs viaturas, dentre eles o Jipe e o quadriciclo.

 

O coordenador de segurança do Shopping Vila Velha, Kaio Pontini, informa que  é recebido cerca de 14 mil veículos no Shopping aos sábados e afirma que a exposição da PMES está tendo uma ótima receptividade e que aproxima os capixabas da Polícia Militar.  A moradora de Vila Velha, Elizabeth Khaled Serra Pinto, concorda com a interação importante que é criada através dos estandes e que possibilita o acesso da população a conhecer o lado social da ação policial militar, além da realização da segurança pública.

 

Mãe do Davi de 05 anos, Jozinete Castelo, moradora do município de Serra afirma: “eu acho que as crianças acabam tendo mais confiança, porque ela pode ver que a polícia não assusta, e sim que vai proteger, pois é amiga da criança.”

A programação continua nos shoppings Vila Velha e Boulevard neste domingo.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard