Governo do Estado do Espírito Santo
30/11/2018 11h57 - Atualizado em 30/11/2018 12h28

PMES expõe tecnologias no III Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa

Acontece nesta quinta (29) e sexta-feira (30) o III Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, com o tema “Tecnologia Aplicada à Atividade Policial Militar”. A PMES participa do evento com a exposição de tecnologias recém-adquiridas e criadas pela Instituição.

O Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa, composta pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia é realizado anualmente, desde 2016. Neste ano a sede do evento é a cidade de Teófilo Otoni, no estado de Minas Gerais. O objetivo principal do evento é desenvolver uma política regional de integração entre as polícias militares dos três estados.

Nesta edição, além das palestras também foram montados estandes para exposição de materiais e equipamentos que contribuem com as melhorias para a segurança pública.

Para o evento, a Polícia Militar do Espírito Santo levou exemplares de armamentos recém-adquiridos de origem norte-americana. Um fuzil 7.62 AR10 Patrulha, um fuzil 7.62 AR10 Super SASS Sniper e uma carabina 5.56 Radical Firearms M4. As armas proporcionam confiança e conforto para o usuário. Por terem em sua composição materiais de alumínio reforçado, os armamentos são mais leves e de fácil manuseio. As armas são adequadas tanto para canhoto, quanto para destros. No contrato de aquisição foram previstas peças de reposição, o que proporciona facilidade para a manutenção.

Outro equipamento exposto na feira é o drone. Seu modelo Phantom 4Pro Plus possui câmera 4k com sensores de detecção de obstáculos (frontal apita e para; e lateral apita). Os drones serão manuseados por pilotos policiais que passarem por um curso e que estiverem devidamente cadastrados no Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Sarpas) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O equipamento permite o mapeamento das áreas e a identificação de determinados alvos, contribuindo assim com o deslocamento seguro da tropa tanto em patrulhamento a pé ou em viaturas.

E o terceiro elemento exposto é um aplicativo que se encontra em fase de testes. O “Batalhão online” está sendo usado como piloto pela 1ª Companhia do 1º Batalhão. Nesta primeira fase do projeto os militares receberam o aparelho celular e com o dispositivo conseguem gerenciar rotinas administrativas, como escalas, dispensas e missões policiais. O aplicativo é um elemento de prevenção contra o crime e contribui para a rapidez da transmissão da informação. Sua concepção prevê seu uso sem ocupar a rede de transmissão de rádio, principal canal de distribuição de ocorrência atualmente. Para a segunda fase do projeto será possível acionar o policial para o atendimento da ocorrência e na terceira e última fase o ciclo se completa. O militar receberá o chamado pelo aplicativo, atenderá a ocorrência e poderá redigir e finalizar o atendimento pelo programa.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard