Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2019 21h30 - Atualizado em 24/05/2019 21h46

PMES discute ações para reduzir riscos ligados aos distúrbios do sono

Na manhã desta sexta-feira (24), o Comando-Geral da PMES se reuniu com o médico Sérgio Barros Vieira, especialista em medicina do sono, e com os responsáveis pelo sistema Atento, para traçar planos de ação preventivos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos policiais militares. 

Participaram da reunião o comandante-geral, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior; o subcomandante-geral, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Jose Augusto Píccoli de Almeida; o diretor-adjunto de Saúde, tenente-coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro; o chefe da Divisão de Promoção Social,  tenente-coronel Oscar Paterlini Mendes; e o tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira, do CPOM.

De acordo com o médico Sérgio Barros a exposição da temática teve como objetivo trazer informações referentes à importância da qualidade do sono para o exercício profissional. “As ações preventivas relacionadas à melhoria do sono contribuem significativamente para uma melhor tomada de decisões do profissional, com um tempo de reação adequado, além de reduzir a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes”, pontuou. 

André Cerqueira, consultor em Segurança de Trânsito, explicou que é possível realizar o diagnóstico de um grupo específico por meio do Sistema Atento, que gerencia riscos e fadiga para a elevação da produtividade, melhoria da qualidade de vida e redução de acidentes. 

Os profissionais em gestão, Fabrício Favaro e Rhaiany Guerra, disseram ainda que o sistema permite um diagnóstico automático por meio de um teste digital para a identificação de indivíduos com privação do sono e seus respectivos níveis de risco.

Em virtude  da implantação do Programa de Qualidade de Vida e Saúde do Militar monitorado pela Diretoria de Saúde, o Comando-Geral estudará a viabilidade da construção de uma plataforma piloto a ser desenvolvida no HPM com um público de militares estaduais que serão avaliados num laboratório do sono. 

O próximo passo será uma visita técnica a empresas do segmento privado que já desenvolvem o estudo do sono como indicador da qualidade de vida do profissional durante o exercício de sua atividade laboral.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE-CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard