07/09/2019 12h13 - Atualizado em 07/09/2019 12h19

PMES comemora o Dia da Independência com desfile em Vitória

O tradicional desfile cívico-militar, que marca as comemorações da Independência do Brasil, tomou as ruas da Avenida Beira-Mar, em Vitória, na manhã deste sábado (07). Neste ano, a capital do Espírito Santo resgatou a tradição de sediar o evento, que reuniu as Forças Armadas e de Segurança do Espírito Santo, escolas e outros segmentos da sociedade em uma apresentação que envolveu o grande público presente.

Na oportunidade, o governador do Estado, Renato Casagrande e o comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, assinaram um decreto que autorizou a promoção à graduação de diversos militares.

O desfile cívico-militar teve início às 9h, após a revista à tropa realizada pelo o capitão de mar e guerra, Jailson Vellozo Bezerra, a mais alta autoridade militar presente. Em seguida, o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) fez o percurso do desfile margeando o Porto de Vitória para transportar a bandeira do Brasil e do Espírito Santo. Um desfile marítimo, formado por embarcações das Forças Armadas, marcou o início da marcha dos pelotões.

Cerca de 570 policiais militares de diversos batalhões da corporação formaram o grupamento de desfile da Polícia Militar, que foi comandado pelo major Wanderson Batista dos Santos. Prestigiaram o evento várias autoridades militares, lideranças políticas e comunitárias.

A Banda de Música da PMES fez uma apresentação especial para a passagem dos pelotões formados por militares da tropa ordinária, da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), da Companhia Independente de Operação com Cães (Cioc), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que foram seguidos por um grupamento de desfile motorizado e pelo esquadrão montado, formado por integrantes do Regimento de Polícia Montado (RPMont). Desfilaram também integrantes da Banda Júnior.

Além da apresentação da Polícia Militar, participaram do desfile grupamentos formados por ex-combatentes de forças armadas, militares do 38° Batalhão de Infantaria, da Escola de Aprendizes-Marinheiros e Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Justiça e Guardas Municipais.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA