Governo do Estado do Espírito Santo
30/08/2018 17h06

PM realiza solenidade alusiva ao 20º aniversário da Diretoria de Inteligência

Na tarde desta terça-feira (28), a Polícia Militar realizou uma solenidade militar alusiva ao 20º Aniversário da Diretoria de Inteligência (Dint).

O evento, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando-Geral, contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho; do subsecretário de Estado de Gestão Estratégica, coronel Rogério Maciel Barcellos; do subcomandante-geral, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, que na ocasião representava o Comando-Geral da PMES; do diretor de Inteligência, coronel Douglas Caus, e de diversos oficiais e praças da PMES.

Durante a solenidade foi realizada uma homenagem, com entrega de lembranças alusivas ao 20º Aniversário da Dint, aos oficiais e praças do Sistema de Inteligência da Polícia Militar (Sipom) que foram promovidos no dia 25 de agosto do corrente ano. Também foram agraciados com as referidas lembranças os coronéis presentes na solenidade e representantes das entidades que apoiaram a realização do evento, o superintendente do Transcares, coronel RR Mário Natali, o presidente da Assomes, tenente-coronel Rogerio de Oliveira Almeida, e o presidente da Aspomires, capitão QOA RR José Raimundo de Jesus.

O diretor de Inteligência, coronel Douglas Caus, também fez a entrega de placas de homenagem ao secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, e ao comandante-geral, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, representado na ocasião pelo coronel Reinaldo Brezinski, em reconhecimento ao apoio irrestrito destes oficiais no que diz respeito à implementação de projetos e ações de aperfeiçoamento da atividade de inteligência na PMES.

Em seu discurso, o coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho elogiou o diretor de Inteligência, coronel Douglas Caus, pelo brilhante trabalho realizado na Dint, enfatizou a importância do Sipom para a PMES e dos investimentos que estão sendo direcionados para a atividade de inteligência nestes últimos dois anos.

 

A Diretoria de Inteligência

A Diretoria de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo foi criada por força do Decreto nº 4.328-N, de 28 de agosto de 1998, que alterou o Quadro de Organização Básica da PMES, substituindo, assim, a antiga PM-2, Segunda Seção do Estado Maior Geral da PMES.

A Dint, que exerce o papel de Agência Central do Sipom, tem como missão precípua coordenar, controlar e supervisionar todas as atividades desenvolvidas pelo Sistema de Inteligência da PMES. A Diretoria de Inteligência é composta por quatro Divisões: a Contra Inteligência, a Inteligência, a Busca e, a recém-criada, Divisão de Assuntos Corrente, também denominada, Sala de Situação.

O Sipom é composto por uma Agência Central, 23 Agências de Área, três Agências Especializadas, duas Agências de Apoio e um Núcleo de Inteligência. Essas agências são subordinadas tecnicamente à Agência Central e encontram-se distribuídas em todo o território capixaba.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, a Diretoria de Inteligência construiu uma história que uniu a excelência na produção e salvaguarda do conhecimento da PMES. Diante de sua missão e visão futura, a Dint vislumbra superar desafios e protagonizar outras tantas ações, máxime, continuidade no processo de capacitação e qualificação dos agentes de inteligência, melhoria das instalações, aquisição de equipamentos e soluções tecnológicas, integração com outros órgãos de inteligência, em especial, as demais coirmãs.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard