Na manhã desta segunda-feira (29), a Polícia Militar promoveu em Vitória uma palestra com o tema: "A Importância do sono na qualidade de vida e na vida com qualidade". O assunto foi ministrado pelo médico especialista em sono, doutor Sérgio Barros Vieira.
Estiveram presentes no evento o chefe do Estado Maior Geral, coronel José Augusto Piccoli de Almeida, o comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE), coronel Daltro Ferrari, além de oficiais e praças da Região Metropolitana de Vitória e da Diretoria de Saúde.
A palestra foi realizada com o objetivo de apresentar aos militares que trabalham nos Batalhões e Companhias Independentes da Região Metropolitana, como também das Unidades Especializadas, a importância de preservar a qualidade do sono e o conhecimento do complexo mecanismo do corpo humano, que possui o relógio biológico controlado pelo cérebro.
Durante a apresentação, foram pontuados dados relevantes sobre o processo homeostático e circadiano que regulam as funções do relógio biológico. Também foi exposta a necessidade de identificar o cronotipo do militar, responsável por apresentar o padrão de produção do indivíduo com relação ao turno de trabalho: matutino, vespertino e noturno.
Tudo isso pode ser responsável por ocasionar a má qualidade do sono, que traz diversas consequências, como desequilíbrios metabólicos, gerarando ansiedade, depressão e problemas cardiovasculares.
A expectativa do comando da Polícia Militar é levar a palestra para todos militares que atuam no Espírito Santo, ampliando assim o conhecimento sobre o tema e os impactos na produção do trabalho.
O chefe do Estado Maior Geral, coronel Augusto, destacou que será feito um estudo para avaliar a qualidade do sono dos policias: “Será realizado um diagnóstico situacional de um grupo focal da PM como forma de identificar os níveis de fadiga e sonolência dos militares de uma Unidade da Corporação. Ao final, será procedida propositura das respectivas tratativas para elevação da qualidade de vida dos militares”.
O palestrante, doutor Sérgio, é membro da Academia Americana do Sono e pesquisador ativo na França no Hospital Hotel Dieu-Paris como membro efetivo. Também é coordenador médico do programa de Medicina do Sono do Grupo Águia Branca. Ao final, atendeu a uma série de dúvidas e indagações formuladas pelos presentes, que enriqueceram o debate sobre o tema.
A presença do médico no auditório da Aspomires, que gentilmente cedeu o seu espaço, faz parte do programa de valorização policial militar instituído pelo comando geral da PMES.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br