Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (13), em Nova Venécia, por volta das 6 horas, a Operação Estória, com o objetivo de cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário.
Dois professores e sócios de um centro educacional foram detidos e diversos materiais foram recolhidos pela equipe. Os mandados de busca e apreensão foram endereçados as casas dos investigados e também a um centro educacional, todos situados em Nova Venécia.
A ação policial é um desdobramento da Operação Mestre Oculto, realizada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), que investiga o fornecimento de diplomas de graduação, com simulação de aulas e atividades aos alunos, visando à obtenção do curso superior. A operação recebeu o nome de “Estória” já que o curso oferecido fraudulentamente era de graduação em História.
As buscas foram coordenadas pelo promotor de justiça de Rio Bananal, Adriani Ozório do Nascimento, e contou com a participação de militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Força Tática do 2º Batalhão.
Segundo o promotor, os investigados estão sendo ouvidos na sede da promotoria e posteriormente serão encaminhados à Delegacia de Polícia do município. A prisão inicialmente é de cinco dias podendo ser prorrogada se houver necessidade, ou até mesmo ser transformada em prisão preventiva, disse o promotor.
Para o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, a presença do Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), na região do Batalhão, vem a somar para o que ele chama de “Universo Higienizado”.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br