Governo do Estado do Espírito Santo
10/03/2020 14h04

PM inicia capacitação em Polícia Comunitária no Programa Estado Presente

A Polícia Militar do Espírito Santo, por intermédio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), iniciou nesta terça-feira (10), a 1ª turma do Curso de Polícia Comunitária destinado ao emprego nos Núcleos de Polícia Comunitária do programa Estado Presente.

Ao todo, serão cinco turmas capacitadas de março a maio, ocorrendo não apenas na Região Metropolitana como também nas cidades de Linhares e Colatina, abrangendo o efetivo policial militar empregado nos 10 municípios que compõem o programa Estado Presente. Esta ação está prevista no projeto Segurança Cidadã do Governo do Estado do Espírito Santo.

A capacitação ocorre na Academia da Polícia Militar, em Cariacica, até quinta-feira (12), tendo a carga horária total de 24 horas e contará com disciplinas de “Direitos Humanos aplicados à Atividade Policial Militar”, “Violência, Sociedade e Polícia Comunitária”, “Policiamento Orientado para Solução do Problema”, “Mediação e demais meios de resolução pacífica de conflitos e polícia comunitária”, “Mobilização Social e os Conselhos Comunitários de Segurança Pública”, “O PROERD como ferramenta de Polícia Comunitária”, “Patrulha Maria da Penha no Contexto da Violência” e “Aspectos Procedimentais dos Núcleos de Polícia Comunitária”.

O projeto dos Núcleos de Polícia Comunitária se constitui na setorização dos recursos operacionais da PMES em 30 bairros com previsão de entrega em julho do corrente ano. Na grande maioria desses bairros, as Bases Comunitárias Móveis já se encontram posicionadas estabelecendo a fixação do efetivo e a responsabilização territorial, preceitos fundamentais para a consolidação da filosofia de Polícia Comunitária.

“Nosso pessoal receberá informações alusivas ao funcionamento das atividades, bem como a disseminação de uma proposta de polícia comunitária lastreada a conhecimentos transversais importantíssimos, tendo como foco final a entrega de serviços de qualidade para a população”, pontua o major Sandro Roberto Campos, chefe da Divisão de Polícia Comunitária da DDHPC, coordenador do curso e gerente do projeto.

Para o diretor de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PMES, coronel Arilson Marcelo Martinelli, “Iniciamos um importantíssimo passo na estruturação de uma atividade que estará gerando policiamento ostensivo e segurança à localidades mapeadas com relevantes taxas criminais, compondo uma de várias outras ações sistêmicas em andamento dentro da PMES, objetivando a melhoria dos serviços prestados à comunidade capixaba”.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard