Governo do Estado do Espírito Santo
14/09/2019 10h09

PM flagra pássaros que eram mantidos em cativeiros no município de Serra

Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagraram, nesta quinta-feira (12), vários pássaros sendo mantidos em cativeiro em residências localizadas em bairros do município de Serra.

No bairro Barcelona, os militares encontraram um Trinca-ferro, três Coleiros e um Baiano, além de cinco gaiolas. Os pássaros estavam em um ambiente arejado, sombreado, com boa alimentação e água, não apresentando maus tratos. Ao ser questionado sobre a licença ou autorização do órgão competente para manter os pássaros silvestres em cativeiro, o proprietário informou não possuir.

No bairro Divinópolis, os militares constataram a presença de um papagaio Chauá e seis Periquitos-Rei em gaiolas. Os pássaros estavam sem anilhas e não apresentavam maus tratos. A proprietária dos pássaros afirmou não possuir licença ou autorização do órgão ambiental competente.

Já no bairro Jacaraípe, os policiais receberam denúncias e ao chegar à residência foi verificado que havia um Papa-capim em um pequeno viveiro de madeira com tela de aço. Ao fiscalizar o interior da casa, foram encontrados mais dois Papa-capins em duas gaiolas de madeira. Os pássaros não apresentando maus tratos. Os militares constataram que o proprietário não possuía licença ou autorização para manter os pássaros silvestres em cativeiro.

Todos os pássaros recolhidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Barcelona.

De acordo com os termos do Art. 69 da Lei n. 9.099/95, foi lavrado o termo determinando que os responsáveis compareçam ao juizado especial, no dia e hora que for designado.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard