Governo do Estado do Espírito Santo
03/05/2021 19h50 - Atualizado em 03/05/2021 21h00

PM deflagra Operação Saturação Qualificada em morros de Vitória

Na tarde desta segunda-feira (03), a Polícia Militar desencadeou a Operação Saturação Qualificada nos bairros da Penha, Andorinhas e São Benedito, em resposta aos crimes recentemente cometidos em virtude da disputa de territórios por traficantes destas regiões.

A ação contou com o emprego de dois helicópteros do Núcleo de Transporte Aéreo (Notaer), além do reforço das tropas especializadas da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp), Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) e Força Tática do 1º Batalhão.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, o objetivo é coibir a atuação destes criminosos que estão ligados à briga pelo tráfico nestes bairros. A operação conta com o trabalho minucioso do Serviço de Inteligência, que mapeia estas rotas de tráfico e identifica os criminosos que estão ostentando e disparando armas de fogo em via pública, aterrorizando as comunidades locais. Feito isso, e de forma pontual, as equipes policiais vão a campo com o intuito de antecipar os ataques por disputa territorial e prender estes indivíduos.

“Nossos policiais se encontram neste momento saturando os bairros Da Penha, Andorinhas e São Benedito, para impedir estes confrontos e prender os criminosos. Um recado importante: para a Polícia Militar não tem conversa com esses indivíduos que tentam dominar a via pública a poder de armas e que atentam contra a vida das nossas tropas. Vamos usar o uso progressivo da força e o resultado pode ser grave para esses infratores”, avisou.

Gerente do tráfico é preso

Até às 20h, as equipes tiveram êxito na captura de três indivíduos ligados ao tráfico de drogas no bairro da Penha, sendo um deles identificado como suspeito de gravar um vídeo apontando uma arma de fogo para o Destacamento da Polícia Militar no bairro São Benedito. Esse vídeo foi amplamente divulgados na mídia e redes sociais.

Além disso,  a PM efetuou a prisão de um indivíduo apontado como o gerente do tráfico de drogas do Bairro da Penha e uma das lideranças da organização criminosa que atua na região. Nas ações,  as equipes apreenderam ainda uma pistola 9mm, três carregadores, diversas munições,  uma granada e R$ 11.500 reais em espécie. 

Insta salientar também que no mês de abril, só no bairro Andorinhas - alvo de recentes ataques de criminosos - a PM prendeu 17 pessoas e apreendeu seis armas e 450 unidades de drogas.

O comandante-geral também informou que a Operação Saturação Qualificada veio para ficar e será realizada em outras regiões sensíveis do Estado, em áreas com iminência de confronto armado pela disputa do tráfico.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard