Na quinta-feira (24), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram uma operação policial no Distrito de Braço do Rio Preto, em Conceição da Barra, e no município de Pedro Canário, Norte do Estado. Na ação foram apreendidos nove pássaros que eram mantidos irregularmente em cativeiro.
O objetivo da operação foi averiguar a procedência de algumas denúncias anônimas, que informavam a manutenção irregular em cativeiro de animais da fauna silvestre.
Todas as denúncias foram confirmadas pelos policiais ambientais, sendo apreendidos nove passeriformes da espécie “Coleiros” e nove gaiolas. Os responsáveis pelos animais assinaram um termo de compromisso e os pássaros e as gaiolas apreendidas foram encaminhados ao Projeto Cereias, em Aracruz, para adaptação e posterior reintrodução à natureza.
O BPMA ressalta que a manutenção irregular em cativeiro de animais silvestres nativos, sem autorização do órgão ambiental competente ou em desacordo com as normas regulamentares, é conduta tipificada como crime ambiental do art. 29, § 1º, inciso III, da Lei 9.605/98.
Além do atendimento de denúncias, o BPMA realiza constantemente policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização de animais silvestres e conta com o apoio da população para denunciar crimes.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL ALESSANDRO OLIVEIRA LUBE
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857