Governo do Estado do Espírito Santo
14/12/2018 14h01 - Atualizado em 14/12/2018 14h14

Papai Noel chega montado a cavalo no RPMont e alegra os praticantes da Equoterapia

Um momento especial marcou a manhã desta sexta-feira (14) para os praticantes de Equoterapia do Regimento de Polícia Montada da PMES (RPMont). O Papai Noel chegou a cavalo e animou a galera ao distribuir vários presentes, proporcionando um verdadeiro clima de confraternização natalina.

O evento teve início às 10 horas, na sede da Unidade, e marcou o encerramento das atividades do programa de equoterapia deste ano. De acordo com o sargento Alberto Pereira da Silva, em 2018, o RPMont realizou 40 atendimentos individuais, além daqueles realizados em parceria com o Programa de Reabilitação do Toxicômano e Alcoolista (Presta), da Polícia Militar – totalizando 60 atendimentos semanais.

“Hoje, os praticantes e seus familiares tiveram a oportunidade de confraternizar com a equipe da Equoterapia e os que receberam alta já saíram com o certificado de conclusão do programa”, explicou sargento Alberto.   Chegada do Papai Noel a cavalo Chegada do Papai Noel a cavalo (Foto: divulgação DCS/PMES)

Também houve homenagens e entrega de certificados para os amigos do RPMont, entre eles os representantes da Arcellor e da Top Mix, que contribuíram significativamente para que o projeto continuasse gerando bons frutos. O evento também contou a presença do coronel Carlos Henrique Pereira, que incentivou as primeiras confraternizações de fim de ano entre os participantes da Equoterapia, época em que comandava o RPMont (2007).

Para a subcomandante do Regimento de Polícia Montada, major Laysa Gadiolli, esta confraternização é uma forma de sedimentar os valores construídos através do trabalho realizado ao longo do ano e revela como cada praticante da Equoterapia é importante para a família RPMont.

“Nós somos vistos como um reforço positivo para estas pessoas, mas na verdade quem ganha somos nós, por termos a chance de proporcionar isso a eles. Quando uma pessoa ‘especial’ monta no cavalo ela se sente diferente, mas não por suas limitações, e sim por saber que ela consegue fazer aquilo, que é capaz de montar quando outras pessoas às vezes não conseguem ou não podem”, explicou.

Momento da entrega dos presentesMomento da entrega dos presentes (Foto: Divulgação DCS) O comandante do RPMont, tenente-coronel Rodrigo Araújo Bulhões destacou o evento como um congraçamento entre as famílias, uma oportunidade a mais de integração e inclusão dos praticantes num ambiente fraterno e acolhedor. “O prêmio é a satisfação de ver o sorriso no rosto dos participantes e seus familiares”, opinou.

O programa de Equoterapia do RPMont é indicado para pessoas com algum tipo de deficiência, sequelas de acidentes, síndromes de nascença ou adquiridas no decorrer da vida e funciona como um complemento de atividades clínicas. O praticante tem contato direto com o cavalo, o que também estimula sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato. Os interessados em se cadastrar devem procurar o Regimento e apresentar laudos médico e fisioterápico indicando o tratamento de Equoterapia.

 O atendimento feito pela equipe retomará suas atividades após o carnaval de 2019.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard