27/01/2020 11h12

Palestra aborda desafios psíquicos da função de comando na PM

Oficiais da PM que atuam no Quartel do Comando-Geral e no 1º Batalhão participaram de uma palestra com o tema “Os desafios Psíquicos da Função de Comando”. O encontro foi realizado na manhã da última sexta-feira (24), no auditório da Aspomires, em Vitória.

Durante a palestra, a psicóloga e mestre em Psicologia Institucional Janice do Carmo Demuner Magalhães abordou a dimensão psíquica que constitui a função de comando dentro da Instituição.

Com vasta experiência profissional em atendimentos de policiais militares, Janice explicou a atuação do psicólogo nos diversos campos da vida de uma pessoa, seja no trabalho, no relacionamento interpessoal, na família, na sexualidade, nas questões financeiras, ou ainda nas crenças e vínculos religiosos.

A profissional, que está cursando doutorado em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pontuou ainda as estratégias para a produção de saúde no ambiente de trabalho referentes ao relacionamento, aos anseios de cada profissional, e aos conflitos. “A vivência no trabalho é de fundamental importância para a saúde mental”, explicou Janice.

Ao lembrar que os oficiais que comandam a Instituição são atores fundamentais desse processo, a psicóloga orientou que “Prioritariamente as relações profissionais devem ser singularizadas, ou seja, o comandante deve olhar para o comandado e observar a pessoa que veste a farda, com suas questões e sentimentos”.

Ao final da palestra, Janice destacou a importância da iniciativa do Comando-Geral da PM ao inserir o tema para a discursão entre os oficiais: “Através de ações pontuais como essa, traçamos o caminho para uma política institucional de cuidados com a saúde mental do trabalhador. Esse tipo de iniciativa vai contribuir para que os comandantes e comandados percebam que todos são atores importantes para contribuir com a saúde mental”.

Para o diretor de Comunicação Social, tenente-coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro, os conhecimentos transmitidos pela psicóloga Janice permitiram aos oficiais agregar bons direcionamentos para a vida pessoal e profissional. “São valores importantes para a nossa tropa que tanto anseia por cuidados relacionados à saúde mental”, destacou.

TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO