25/02/2021 11h34 - Atualizado em 25/02/2021 12h01

Operação Estado Presente na cidade de Iúna resulta em apreensão de drogas, arma de fogo e munições

Na noite desta quarta-feira (24), foi realizada a Operação Estado Presente no município de Iúna. A operação foi realizada pela Polícia Militar em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil e o Órgão de fiscalização Municipal.

As ações das operações tiveram foco especialmente na prevenção dos crimes - homicídio, tráfico de drogas, feminicídio, latrocínio, furtos roubos e lesão corporal, aumentando assim, a sensação de segurança da população. Para tanto, o comandante do 14º Batalhão tem tratado com extrema importância as questões do planejamento orientado para a redução dos índices de violência e criminalidade na área sob circunscrição da Unidade.

Durante a Operação Estado Presente foram realizados cercos táticos, pontos base, abordagens em bares e a pessoas em atitudes suspeitas. Uma equipe realizou buscas com a utilização de cães farejadores em diversos pontos, com o objetivo de localizar armas e entorpecentes. Em ação conjunta com o poder municipal, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Civil foram realizadas fiscalizações em bares para a constatação de possíveis estabelecimentos sem alvarás de funcionamento e em descumprimentos das normas de prevenção à disseminação da Covid-19.

Ao todo, mais de 60 policiais militares foram empenhados na operação. Vale ressaltar que o secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho participou e acompanhou de perto todas as ações deflagradas. O comandante do CPO Serrano, coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro, o comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Flávio Pereira Santiago e o delegado Regional Paulo Rogério também participaram da Operação Estado Presente no município de Iúna.

Foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão, com duas pessoas conduzidas e foram apreendidos os seguintes materiais: 110 pedras crack, nove papelotes de cocaína, 24 pedaços de maconha, 30 buchas grandes de maconha, uma garrucha calibre 22, quatro munições intactas e duas munições deflagradas. Além de material de mistura e embalo para entorpecentes e um caderno de anotação usado para o tráfico, na mesma ação, foram abordados 27 carros, 45 motocicletas e o total de 155 pessoas. Foram confeccionados oito Autos de Infração de Trânsito (AIT) e duas guias de remoção de veículos.

Além das apreensões é importante informar que a Operação Estado Presente foi muito elogiada pela população de Iúna, tanto nas redes sociais e manifestações em agradecimentos no momento da ação, tornando os resultados significativos e a operação bem sucedida.

Todo o material apreendido e as três pessoas detidas foram encaminhadas à Delegacia para as providências cabíveis.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA