Começou nesta segunda-feira (09), o Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban. A capacitação acontece na cidade de São Paulo e conta com a participação do capitão Felipe Pratti Orlandi, comandante de companhia do 9º BPM (Cachoeiro de Itapemirim).
O curso é organizado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMESP e direcionado para oficiais responsáveis por comandamento de tropa e programas voltados para a aproximação entre PM e comunidade.
O sistema Koban surgiu na Polícia Nacional do Japão, considerado um dos mais antigos modelos de polícia comunitária do mundo. O país é dotado de mais de 10.000 postos fixos de policiamento, onde os policiais criaram uma rotina muito próxima da comunidade.
A capacitação tem o objetivo de difundir técnicas de polícia comunitária e de resolução/mediação de conflitos sociais. Na especialização estão sendo ministradas disciplinas de direitos humanos, polícia comunitária comparada, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, estruturação dos conselhos comunitários e mediação de conflito.
Participam do curso 27 oficiais da Polícia Militar de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Paraná. “Aprendemos a trabalhar em conjunto com a comunidade para identificar, priorizar e resolver os problemas que afetam a segurança pública local”, destacou o capitão Pratti.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br