A Polícia Militar do Espírito Santo enviou o tenente-coronel Sandro Roberto Campos, Diretor Adjunto da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária para apresentar uma palestra no I Congresso nacional dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, realizado neste sábado (28), em Mato Grosso.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares e representantes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública de diversas partes do Brasil.
O oficial apresentou a temática relacionada à experiência de polícia comunitária do Espírito Santo desde a década de 1990 com a Polícia Interativa, com ênfase nas ações em andamento referente aos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.
A DDHPC vem atuando em diversas frentes de trabalho como o I Workshop dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública realizado em outubro de 2019, a participação decisiva na fundação da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Espírito Santo e no Diagnóstico Nacional das organizações que atuam nas coordenações e interfaces com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública que está em andamento.
“Mais uma vez agradeço a confiança do senhor comandante-geral e do secretário de Segurança Pública do nosso estado. Falar de polícia comunitária, compartilhar experiências nesta área estratégica e de sobrevivência institucional é fundamental para que possamos desenvolver e aprimorar ações voltadas para o atendimento de nossas comunidades”, ressaltou o tenente-coronel Campos.
“Compreendemos a importância significativa do evento voltado exatamente para uma maior abertura para a participação da sociedade civil organizada na formulação das políticas públicas locais de segurança", destacou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.
A presidente da Confederação Nacional das Federações Estaduais dos Conselhos Comunitários, Flávia Portela, e o presidente da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Mato Grosso, Danilo Moraes, parabenizaram o estado do Espírito Santo pela integração de esforços, pela criação da FECONSEG-ES e principalmente pela horizontalização de diálogos respeitosos e produtivos. “A segurança pública se faz exatamente assim, em tratativas contínuas, mutuamente respeitosas e voltadas a pautas construtivas para a nossas comunidades”, salientaram.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br