Governo do Estado do Espírito Santo
25/02/2021 17h16 - Atualizado em 25/02/2021 17h19

Oficiais médicos recebem instrução de Tiro Defensivo

A Polícia Militar do Espírito Santo realizou, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, a aplicação do Tiro Defensivo na Preservação da Vida (TDPV) - Método Giraldi aos tenentes médicos que estão realizando o Estágio de Adaptação de Oficiais, após terem sido aprovados em concurso público e nomeados para o Quadro de Oficiais Médicos da PMES. Ao todo nove oficiais médicos passaram pela aplicação do método, tendo sido considerados aprovados, passando a estarem aptos a utilizar armas de fogo.

O Tiro Defensivo na Preservação da Vida (TDPV) - Método Giraldi foi desenvolvido pelo coronel PMESP RR Nilson Giraldi e é adotado pela PMES desde 2002, tendo sido regulamentado pela Portaria do Comando Geral nº 324-R, de 10 de outubro de 2002, que o instituiu como treinamento padrão a ser aplicado a todos os militares estaduais.

Trata-se de uma doutrina cuja finalidade é treinar o policial militar a realizar procedimentos com técnica, tática, psicologia, profissionalismo e a utilizar a arma de fogo dentro dos limites da lei, dos princípios da ética e dos direitos humanos com o objetivo de preservar vidas, tanto do policial quanto dos cidadãos. Os oficiais médicos receberam também noções de resolução de conflitos e treinaram a aplicação de técnicas de gerenciamento de crises.

O Método Giraldi é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Cruz Vermelha Internacional e é ensinado a policiais militares, policiais civis, rodoviários e integrantes da Polícia Federal, sendo adotado, além do Brasil, em diversos países da América Latina, como o México e o Peru.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard