Na manhã desta terça-feira (18) o comandante do CPOE promoveu a solenidade de abertura do 2º Ciclo de Qualificação e Treinamento, dando o início a uma série de palestras que ocorrerão de acordo com um calendário nos próximos dias.
As palestras serão virtuais e estão previstas para os dias 18, 20, 25 e 27 de maio e 01, 08, 10, 15 e 17 de junho do presente ano, sempre às 10h00min, tendo a duração de 01h30min, cada palestra, que contará com a presença de aproximadamente 50 Oficiais superiores, intermediários e subalternos participantes de todas as Unidades Especializadas.
Haverá também, a Solenidade de Aniversário do CPOE que será presencial, no dia 18 de junho, mantendo os protocolos militares e sanitários necessários para registrar importância deste Comando Especializado.
O evento que ocorrerá de forma virtual utilizando a plataforma CONECTA contará com a participação do comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta e de todo oficialato lotado no CPOE.
A 2º edição do Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE tem por objetivo promover uma atualização continuada no que diz respeito ao conhecimento dos Oficiais sobre as particularidades de cada Unidade Especializada, e segundo coronel Carlos Ney de Souza Pimenta na sua fala de abertura tal iniciativa tem que ser consolidada cada vez mais a fim de trazer a baila e de pautar a necessária integração e democratização do valioso conhecimento de nossas Unidades Especializadas, com a discussão de temas de interesse que possam agregar valor, conhecimento e fomentar uma maior efetividade e qualidade do nosso processo decisório, diante de nossas atribuições na prestação de serviço de segurança pública.
O coronel Pimenta acrescentou: “não podemos perder de vista a preocupação constante das Polícias Militares em envidarem irremediavelmente todos os esforços no sentido de manter incólume a qualificação e treinamento constantes de seu público interno, muito que especialmente de suas tropas especializadas, a fim de consolidar ações e intervenções policiais mais efetivas, obviamente sem prejuízo de outras medidas que fomentem nos seus recursos humanos o orgulho e a motivação de serem guerreiros de Ortiz em terras capixabas”.
Já o coronel Alessandro Marin, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMES elogiou a iniciativa do CPOE e colocou-se a disposição para quaisquer demandas de ensino necessárias ao engrandecimento desse Comando Especializado.
Importante registra que além de prestigiar a difusão de conhecimento dos Oficiais e Praças do CPOE o 2º Ciclo de Qualificação e Treinamento também contará com a participação de dois Oficias de Coirmãs, o coronel Fábio da Rocha Bastos Cajueiro, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que contribuirá com a palestra “A Guerra urbana no Rio de Janeiro, seus impactos na PMERJ, e propostas e projetos para sua redução”; e o capitão Renato Marques Pavão da Polícia Militar de São Paulo, com a palestra “ Histórico do GATE e sua evolução técnica no gerenciamento de crises”.
Além disso, esse ciclo de palestras também servirá fundamentalmente como plano de sugestões, troca de conhecimento e discussões, visando sobretudo a excelência no exercício das funções dos Oficiais como difusores de conhecimento a toda tropa do CPOE, senão principalmente para que consigamos também empreender os primeiros passos para realizarmos ano que vem o primeiro Seminário possivelmente de Operações Especiais do CPOE. “Não nos custa ousar”, ditou neste sentido o coronel Pimenta no seu discurso.
“Sigamos no CPOE com Força na Missão e Deus no Coração”, finalizou o coronel Pimenta.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br