03/12/2021 14h58

O 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional participa de reunião da 5ª Região Integrada de Segurança Pública-RISP 5

Na manhã de hoje (02), foi realizada a reunião da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP 5), que tem por objetivo fortalecer o desempenho das instituições de Segurança Pública de forma integrada, a fim planejar e implementar ações que possam reduzir os índices de criminalidade e melhorar os resultados operacionais para atender os propósito demandados pelas comunidades atendidas RISP 5.

O encontro aconteceu no município de Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo, no auditório do Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi” e contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Espírito Santo (SESP), coronel Alexandre Ofranti Ramalho, o comandante do 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional (5º CPOR), coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro, o chefe da Superintendência de Polícia Regional Serrana (SPR), o delegado Dr. Paulo Rogério Souza da Silva, o representante do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM), tenente-coronel Vitor Lúcio Escalfoni, e demais autoridades que compõe a Região Integrada.

Durante o evento o secretário de segurança relatou sobre a forte luta na busca pela redução dos índices de homicídios, tendo a RISP 5 alcançado uma diminuição de 6 homicídios dolosos este ano de 2021, comparado ao ano de 2020. Falou ainda sobre o Projeto “Teleflagrante” da Polícia Civil, que possibilita o recebimento de ocorrências de forma remota, dando celeridade aos procedimentos e possíveis autuações de conduzidos, enfatizando a possibilidade de implantação do programa na região serrana do Estado.

O comandante do 5º CPOR expôs sua busca e construção de entendimento sobre as motivações dos homicídios na região serrana e quais resultados obtidos com a atuação e trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil. Remeteu à problemática e os indicadores de homicídios da região aos problemas sociais. Ainda na oportunidade enalteceu o empenho dos comandantes das unidades e a integração entre as forças do Estado. “A interação entre a Polícia Civil e Polícia Militar é excepcional, buscando a redução e resolução dos crimes, principalmente no que se refere ao de homicídio”. Frisou que juntos continuarão na busca pela redução dos índices.