Governo do Estado do Espírito Santo
26/07/2018 11h04 - Atualizado em 26/07/2018 19h04

Novo projeto da Polícia Militar visa prevenir doenças cardiovasculares na tropa

Com o Projeto de Prevenção em Saúde Militar (PPSM), os policiais militares de todas as unidades e batalhões da PMES serão avaliados preventivamente contra o risco de doenças cardiovasculares. Até novembro deste ano, a previsão é de atender mais de 900 militares durante a primeira etapa de execução. Policiais militares do 1º Batalhão em atendimento para realização de examesPoliciais militares do 1º Batalhão em atendimento para realização de exames (Foto: divulgação PMES)

A iniciativa é da Diretoria de Saúde (DS), que já possui um programa de serviços preventivos há mais de 25 anos. Com esse aparato e, após avaliar estudos que comprovam a existência de estressores ocupacionais colaborando para um maior risco dessas doenças em policiais, foi organizada uma força-tarefa itinerante que fará a avaliação de todos os militares da corporação em seus próprios locais de trabalho. O serviço de vacinação também faz parte da campanhaO serviço de vacinação também faz parte da campanha (Foto: divulgação PMES)

A responsável pela coordenação logística do projeto, capitã BM Fernanda Camargo Damascena, afirmou que o objetivo é facilitar o acesso dos militares aos serviços de saúde oferecidos pela DS, a fim de realizar a identificação precoce dos policiais com maior risco de desenvolver as doenças cardiovasculares, que, muitas vezes, surge com ausência de sintomas.

O serviço será realizado de forma itinerante, de modo que todas as Unidades da PM, inclusive as do interior do Estado, tenham alcance ao projeto. 

“Foram realizadas pesquisas que apontam alguns fatores relacionados aos riscos de doenças coronarianas, tais como estresse, trabalho por turnos, poluição, aumento de pressão arterial, alimentação inadequada, obesidade e exposições perigosas. Por isso, num primeiro momento, o foco é avaliar o efetivo operacional, que está mais exposto a esses fatores de risco. Mas, o projeto abarcará toda a tropa”, explicou a oficial, que atua junto à coordenadora técnica do projeto, capitã PM Luiza Oliveira Coelho Raimondi.

Para o diretor de Saúde, coronel Márcio Eugênio Sartório, a manutenção da saúde dos policiais militares é obrigação da DS, com projetos preventivos e de tratamento da saúde física e mental, fundamentais à qualidade de vida no trabalho e à entrega do policiamento ostensivo feita à população capixaba.

Dinâmica dos eventos

Os eventos serão realizados em forma de circuito, com várias oficinas onde os militares passarão por avaliações variadas. Inicialmente eles assistirão a uma palestra, onde serão passadas todas as informações acerca do evento. Logo após preencherão um questionário sociodemográfico, uma espécie de ficha de triagem com perguntas que indicam possíveis variáveis que contribuem para a qualidade de vida e saúde.

Depois serão submetidos a exames de glicemia, colesterol e triglicerídeo com a tecnologia Point of Care, e coleta laboratorial completa em caso de indicação médica. Em seguida será feita avaliação antropométrica (altura, peso, cintura, quadril e dobras cutâneas), cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e bioimpedância (gordura do corpo).  Os militares também recebem um lanche após a realização dos examesOs militares também recebem um lanche após a realização dos exames (Foto: divulgação PMES)

Uma oficina será dedicada exclusivamente à aferição de pressão arterial e logo após os militares passarão por uma consulta com a equipe de enfermagem, que vai avaliar os resultados e realizar o encaminhamento às especialidades necessárias a cada caso.

E não parou por aí: ainda serão oferecidos os serviços de imunização – colocando em dia as vacinações contra tétano, sarampo, caxumba, hepatite B, difteria e febre amarela – e de fisioterapia, com uma abordagem fisioterápica da dor. Com a necessidade do jejum de 12 horas, será disponibilizado um lanche para os policiais após os exames.

“A previsão é realizar um evento por semana, atendendo em torno de 50 policiais militares por evento. Eles já sairão com uma avaliação básica de saúde e serão encaminhados ao médico especialista, caso necessário”, salientou a capitã Luiza.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard