Em pesquisa realizada por um capitão da Polícia Militar do Espírito Santo, no Curso de Especialização em Gestão Policial Militar e Segurança Pública da PM, 384 condutores foram entrevistados, em bares e à noite, nos quatro municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória). O trabalho teve foco na violência viária e no papel da fiscalização de trânsito para prevenção de acidentes.
Os condutores foram perguntados se haviam dirigido sob efeito de álcool nos últimos 12 meses. Quase 50% deles respondeu que bebeu e dirigiu no último ano, evidenciando um cenário preocupante para a segurança no trânsito, uma vez que a associação consumo de álcool versus direção é um dos principais causadores de acidentes de trânsito em todo o mundo.
Quanto ao gênero, os homens se destacaram negativamente, pois dentre os entrevistados do sexo masculino, a frequência foi de 61% que responderam ter dirigido sob a influência de álcool. Já entre as mulheres a frequência foi de 37%.
Os motoristas ainda foram perguntados se na noite da entrevista pretendiam beber e dirigir. Do total, 23% disseram que estavam bebendo e iriam embora dirigindo e 40% afirmaram que não dirigiriam sob efeito de álcool na ocasião da entrevista porque estavam de carona (Uber, táxi, a pé, outros meios), porém, não veriam problema em conduzir veículo estando alcoolizado. Ou seja, 63% dos entrevistados poderiam ter dirigido sob feito de álcool na noite da entrevista.
O responsável pela pesquisa, capitão Isaac Rubim, destacou que as ações voltadas à educação para o trânsito e fiscalização de condutores embriagados devem ser intensificadas, visto que milhares de pessoas têm perdido a vida todos os anos em razão da associação álcool e direção.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br