Governo do Estado do Espírito Santo
04/01/2019 20h00 - Atualizado em 05/01/2019 12h01

Mensagem do novo comandante-geral à tropa

Prezados (as) colegas,

Recebemos na vida muitas tarefas e responsabilidades. Quando ingressei na PMES havia uma placa na Academia que descrevia: “Não pergunte do que somos capazes, dê-nos a missão”.

Em toda minha carreira, jamais escolhi as missões. Elas eram dadas e eu me propunha a cumpri-las com a ajuda dos meus companheiros de jornada. Ombrear com todos os senhores e senhoras na labuta de servir a população com o espírito de defendê-la, mesmo com o risco da própria vida, é obrigação de todos nós que temos a singularidade de sermos vocacionados para o serviço de proteger a sociedade.

O filósofo romano Séneca (4 a.C.) ensinou a alguns generais romanos que “Comandar não significa dominar, mas cumprir um dever.” Comandar é liderar com a participação e comprometimento de todos e não me diferencia de forma especial ou intelectual de vocês, meus nobres camaradas. Apenas me posiciona como responsável em conduzir, com muito respeito, juntamente com nosso valoroso Alto Comando, os destinos da Corporação. Comandar é, portanto, servir, entregando o nosso melhor, buscando sempre fazer o que é certo.

Pretendemos visitar, com frequência, nossas unidades operacionais e demais setores da instituição para desenvolvermos, com a contribuição e engajamento de todos, melhorias contínuas em favor da prestação de serviços à população e ao bem-estar do nosso policial militar na difícil tarefa de policiar. Tudo o que de bom já foi realizado positivamente até aqui, será consolidado e aperfeiçoado, e o que falta ser construído e elaborado, trabalharemos para sua implementação.

Os acertos e erros do passado existem para gerar aprendizado, autocrítica e evolução. A vida assim nos ensina, trazendo-nos maturidade e o entendimento necessário para superar dificuldades. Construiremos juntos soluções dialogadas com a nova equipe do Governo voltadas à valorização da nossa combativa tropa, que sempre se destacou por sua altivez, coragem e proatividade. Representamos o povo, somos um dos principais garantidores da democracia, da lei, da ordem e da paz. Somos agentes de Estado na missão de servir ao cidadão capixaba. É a sociedade que nos acolhe, nos conhece, nos apoia, e, principalmente, nos avalia. Portanto, sermos avaliados de forma positiva pela sociedade é pressuposto de reconhecimento e valorização.

Seguiremos zelando pelos princípios da hierarquia, disciplina, ética, lealdade, transparência, honestidade e respeito mútuo, os quais devem estar gravados em nossas mentes, pois são pilares fundamentais para um ambiente militar positivo e harmônico. Dentre as satisfações de todo Comandante, reconhecer e premiar aqueles que se destacam é o que mais eleva o espírito de corpo. A disciplina deve ser sempre exercida com justiça e equidade para corrigir e aperfeiçoar nossa conduta profissional, preservando nossos bons profissionais de possível desonra.

Queremos ouvir suas relevantes sugestões para serem agregadas ao planejamento que está sendo elaborado pelo Alto Comando da Corporação. Peço a gentileza de clicarem aqui. Esse link os direcionará a um ambiente virtual, a fim de que possam inserir suas sugestões e ideias em um formulário de pesquisa bem prático e simples. Todas as informações que forem inseridas serão analisadas e processadas pelo Estado-Maior Geral.

Cumpriremos a missão!

Cordiais Saudações,

Cel PM Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça
Comandante-Geral da PMES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard