08/03/2019 15h32 - Atualizado em 10/03/2019 18h31

Mensagem de agradecimento à tropa

Estimados policiais militares,

Após divulgação dos dados oficiais da Operação Carnaval, quero destacar o grande trabalho de planejamento e coordenação realizado pelo Estado-Maior Geral e Comandos Regionais.

Do coronel subcomandante-geral a todos os coronéis diretores, ao Notaer e Casa Militar pelo apoio aéreo nos balneários e em locais alvos de operação policial, agradeço também pela sinergia de ações que proporcionaram total cadência nas tomadas de decisões indispensáveis à operacionalização das atividades de suporte à Operação Carnaval.

Todos estavam de fato ombreados num mesmo objetivo: conduzir a tropa com senso de responsabilidade e muita cooperação.

À nossa tropa, formada por todos os policiais militares que atuam nos 78 municípios do Estado, nossa gratidão e reconhecimento pelo excepcional empenho e pelo resultado alcançado, apontado como o melhor desde o início de registro oficial da série histórica. Foram abordados 7.201 veículos; 75 veículos recuperados; 42 armas apreendidas (90% a mais que em 2018); mais de 4.000 unidades de drogas apreendidas; 503 pessoas conduzidas às delegacias, e o menor número de homicídios registrado nessa época carnavalesca, desde o primeiro registro da série histórica em 2001, o qual foi acompanhado de outro dado importante: não houve registro de homicídio em local de festejo de Carnaval.

Cabe aqui abrir parênteses para destacar que no mês anterior já havíamos conseguido um recorde na redução de homicídios, fruto de um planejamento sólido e efetivo e de um trabalho integrado de diversos atores. Foi o melhor mês de fevereiro, no que se refere à redução no número de homicídios, desde quando passou a ser contabilizado em 1996.

Dito isso, apesar da falta de civilidade e do péssimo exemplo de selvageria de algumas pessoas presentes em eventos clandestinos e não autorizados, onde foram registrados hostilidades e ataques com garrafas, pedras e outros objetos contra os nossos valorosos profissionais, as equipes de policiais militares responderam à altura, com profissionalismo, visando garantir a paz e a ordem pública.

Todos deram o seu melhor em prol da sociedade e dos turistas que nos visitaram. E o governador do Estado Renato Casagrande, pessoalmente, nos solicitou enviar a tropa da PMES sua satisfação e reconhecimento pelo feito histórico da corporação na Operação Carnaval 2019.

Parabéns, portanto, a você policial militar, herói protetor da sociedade.

Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça

Comandante-Geral da PMES