Governo do Estado do Espírito Santo
23/08/2019 14h08 - Atualizado em 23/08/2019 14h14

Mensagem à tropa

Estimados policiais militares,

 

O dia 25 de agosto é uma data de extrema importância para todos nós, Soldados de Ortiz, que diuturnamente saímos às ruas para servir a sociedade capixaba. Nossa função, como mantenedores da ordem pública e da segurança da comunidade, vai muito além do combate direto ao crime. Nosso legado está na coragem de manter o compromisso de servir e proteger até mesmo com o sacrifício da própria vida.

Ao reverenciar o “Dia do Soldado”, estamos homenageando aqueles que, por sua dedicação, desempenham um importante papel na contenção de todo tipo de violência e na mediação de conflito. Soldado é o sujeito da adversidade, que supera dificuldades de toda natureza para estar preparado para cumprir as missões que lhe são confiadas.

À nossa tropa, formada por todos os policiais militares que atuam nos 78 municípios do Estado, nossa gratidão e reconhecimento pelo excepcional empenho e pelo resultado alcançado. De janeiro a julho de 2019 foram realizadas 26.270 operações policiais, representando um aumento de 34,3% comparado ao mesmo período do ano anterior; apreendidas 1.950 armas de fogo e atendidas 5.308 ocorrências com apreensão de entorpecentes. Além disso, foi registrada a queda de 30% nos roubos de veículos; a redução de 17% nos crimes de homicídio e a diminuição de 10% nos roubos a pessoas.

O combate à criminalidade é um dos nossos maiores desafios, em uma realidade onde novos valores estão sendo construídos. Por isso, mesmo que sejamos treinados para o enfrentamento da violência, devemos usar os meios necessários para mediar os conflitos e manter a paz. E muitos desses meios ajudam a prevenir o mal pela raiz, lá na base, onde os valores estão sendo forjados. 

Por isso, destaco aqui a importância dos diversos projetos sociais que os nossos soldados desenvolvem no seio das comunidades, como o Proerd, Patrulha Mirim, Lutando pela Vida, Patrulha Escolar e Maria da Penha, dentre outros. Ver as crianças dizendo não às drogas, se dedicando aos estudos e à prática de esportes mesmo sendo criadas em ambientes com altos índices de criminalidade, nos encoraja a lutar ainda mais pela promoção da paz e justiça social.

É no poder de iniciativa e prontidão que tem sido observado nos policiais militares que teço elogios, enfatizando a dedicação e a presteza com que cumprem os seus ofícios, ora fazendo apreensões de armas e cumprindo mandados de prisão, ora participando de operações de abordagens, pontos de bloqueio e tantas outras diligências.

Parabéns para nós, de todos os postos e graduações, que todos os dias enfrentarmos esses desafios com honra e esmero profissional. Caminhamos por um caminho certo, mesmo que as batalhas sejam árduas. Preservemos a fé, principalmente em um futuro melhor, promissor e justo para nosso labor.

 

Coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça

Comandante-Geral da PMES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard