Governo do Estado do Espírito Santo
01/12/2021 15h40

Major da PMES recebe medalha da Marinha do Brasil

A Major Sonia Ribeiro Pinheiro recebeu a medalha “Amigo da Marinha”, durante solenidade realizada nesta segunda-feira (29), na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES). A homenagem foi conferida à militar pela relevante pesquisa sobre os passos da Marinha do Brasil na região do Estreito de Magalhães, na Patagônia Chilena. O Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, prestigiou o evento.

Na solenidade sete pessoas foram agraciadas com a medalha. Entre os militares, além da oficial da PMES, também receberam a honraria o comandante e o subcomandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Tenente-Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira e Tenente-Coronel Souza Lima, respectivamente.

O Capitão de Fragata Márcio Hecksher Stallone, comandante da EAMES, afirmou em seu discurso que a imposição da Medalha Amigo da Marinha vem alcançando excelentes resultados, com o fomento a parcerias consideradas fundamentais para a consecução dos objetivos da Marinha do Brasil.

“Hoje realizamos a justa homenagem àqueles voluntários que, de forma espontânea e sincera, nos auxiliam a cultivar e divulgar, para os distintos segmentos de nossa sociedade capixaba, os valores e ações da Instituição, fomentando a relevância da Força Naval, sua rica história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional. Em nome dos cerca de 80.000 militares e civis, homens e mulheres, que compõem nossa Instituição, apresento meus sinceros e profundos agradecimentos aos senhores e senhoras, marinheiros de coração que, no Brasil e no exterior, tão bem exaltam o nome da Marinha do Brasil. Trabalha e Confia! Viva à Marinha! Tudo pela Pátria!”, foram as palavras finais do comandante na emocionante homenagem.

Após a imposição da medalha e entrega dos certificados, os agraciados acompanhados de seus convidados foram recebidos para um almoço no salão nobre da EAMES, que naquela ocasião, 29 de novembro, completava 61 anos de criação no Estado.

Histórico da Medalha Amigo da Marinha

A medalha “Amigo da Marinha” foi criada em 1979 por decisão do então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, inspirada na Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), da cidade de Santos (SP), com o propósito de congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras motivadas a contribuir para aproximar a Marinha da sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Força Armada mais antiga do Brasil.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard