Governo do Estado do Espírito Santo
21/05/2018 16h58 - Atualizado em 21/05/2018 17h00

Laboratório do HPM realizou mais de 39 mil exames em quatro meses

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Polícia Militar (HPM) realizou 39.642 exames de 1º de janeiro até o dia 30 de abril deste ano; uma média de 10 mil exames por mês.

Todos os exames realizados no laboratório são disponibilizados sem custo para todo militar estadual e seus dependentes legais. Ao todo, 20 profissionais fazem a coleta do material.  

Dos mais de 200 exames realizados pelo laboratório, os mais solicitados são os hematológicos (hemograma) e bioquímicos (glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia e creatina, ácido úrico). Também são realizados exames parasitológicos fezes, de urina, espermograma, imunológicos, microbiologia e hormonais, entre outros. Para saber mais informações sobre os exames disponível, basta ligar para o número 3636-6548.

Os resultados dos exames laboratoriais podem ser consultados no site da Polícia Militar, na aba serviços, “exames laboratoriais”. Após o cadastro realizado no laboratório, o paciente recebe uma senha permanente para efetuar a consulta do resultado dos exames e imprimir em casa.

Desde 1998, o laboratório do Centro Farmacêutico Bioquímico participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PMCQ, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e está classificado com desempenho “excelente”. Em todo o ano passado foram realizados um total de 98.054 exames em pacientes internados no hospital, assim como na coleta realizada no ambulatório.

A chefe-adjunta do Centro Farmacêutico Bioquímico, tenente-coronel Aline Bragatto Gratz Pereira, destacou a grande demanda pelos serviços ofertados pelo laboratório de análises clínicas.  A oficial-farmacêutica detalhou ainda que já há um esforço para a aquisição de um equipamento que irá facilitar a visualização das veias dos pacientes. “Nosso objetivo, além de manter a qualidade e excelência no atendimento, é buscar melhorias e adquirir novas tecnologias, proporcionando mais comodidade e conforto para a família militar”, ressaltou a oficial.

 

Funcionamento do laboratório

O horário de atendimento é das 7 às 17 horas para o serviço ambulatorial e 24 horas para o serviço hospitalar. Já a coleta de exames é feita das 7 às 9 horas, de segunda a sexta-feira. Para os pacientes internados, o atendimento é 24 horas.

Telefone: 3636-6548.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard