12/05/2022 20h16 - Atualizado em 13/05/2022 09h17

Governo inaugura reforma da 1ª Companhia do 1º Batalhão

Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (12) a reforma da sede da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A edificação teve todos os ambientes reformulados com o fito de adequar o espaço e proporcionar um ambiente apropriado para os militares e usuários.

A 1ª Cia possui sua sede no bairro Ilha de Santa Maria e atende 23 bairros e comunidades de Vitória, divididos em dois pelotões, sendo pertencentes ao 1º Pelotão os bairros Forte São João, Romão, Fradinhos, Cruzamento, Jucutuquara, Bairro de Lourdes, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazareth, Nazareth, Consolação, Horto, Bento Ferreira, Jaburu e Floresta; e ao 2º Pelotão os bairros Vila Rubim, Santa Clara, Parque Moscoso, Morro do Moscoso, Piedade, Fonte Grande, e Centro Morro da Capixaba.

Comandada pela capitã Karina de Jesus Bortoluzzi, a 1ª Cia possui um efetivo de 67 policiais militares, que estão distribuídos em escalas conforme planejamento operacional prévio.  A nova sede da unidade funcionará 24 horas em regime de plantão.

A reinauguração da 1ª Cia traz honrarias à memória do sargento Nino, militar que não poupou esforços para a construção da unidade, inaugurada em 1998. Hoje, com a Companhia restaurada, a comunidade que tanto pediu o retorno da PMES não só em rondas, mas para a base fixa, tem sua solicitação atendida.

A obra de manutenção durou aproximadamente dois anos e contou com a mudança do layout da edificação, reparo da cobertura, pintura interna e externa, reparo geral da rede elétrica e manutenção nas instalações hidráulicas. Durante o período que esteve em reforma, a sede da 1ª Cia funcionou na Vila Rubim.

Responsável pelo comando do 1º Batalhão, o tenente-coronel Leandro Santa Clara de Menezes agradeceu o empenho de todos os policiais que atuam na região atendida pela 1ª Companhia e destacou que o grande beneficiário é a comunidade. “A nossa população precisa reconhecer e valorizar o trabalho dos militares”.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus relembrou todo o processo de reestruturação física que passa a Polícia Militar, proporcionando um ambiente de trabalho mais digno para todos. “Grandes desafios que são superados com planejamento, gestão e execução da Polícia Militar e do Governo do Estado”.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou o trabalho realizado em segurança pública. “Através da interação com a Polícia Militar, a comunidade se sente segura. Estamos recuperando e reestruturando, fazendo aquilo que deve ser feito para o enfrentamento ao crime”.

Também estiveram presentes na reinauguração a vice-governadora, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior (Casa Militar), Davi Diniz (Casa Civil); o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Reinaldo Brezinski; o diretor do Ciodes, coronel Oberacy Emmerich; dos deputados estaduais Alexandre Quintino e José Esmeraldo; do delegado Fabrício, representando o delegado-chefe da Polícia Civil;  além de outras autoridades civis, militares e lideranças comunitárias.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR

Tel. (27) 3636-8715