23/06/2022 16h01 - Atualizado em 24/06/2022 15h25

Governo do Estado inaugura reforma da sede do 4º CPOR

O Governo do Estado inaugurou na manhã desta quinta-feira (23) a sede reformada do 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR). A edificação, que faz parte do Programa Estado Presente, está situada na Avenida Silvio Ávidos, bairro São Silvano, em Colatina.

A reforma, iniciada em meados de 2021 e entregue recentemente, contemplou mudança da fachada; pintura dos ambientes; reparos no telhado, na rede elétrica e nas instalações hidráulicas, além da adaptação de todos os ambientes, que foram planejados a fim de adequar o espaço.

Prestigiaram a solenidade de inauguração o governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes, o coronel Edmilson Batista Santos, que representou o Comando-Geral da PMES e o coronel Odilon José Pimentel Silva, ex-comandante do 4º CPOR e Diretor de Recursos Humanos, além de outras autoridades militares e civis.

O comandante do 4º CPOR, o tenente-coronel Késio Freitas Oliveira, ressaltou que as benfeitorias promovidas na Unidade, através da reforma da nova sede, trouxeram melhores condições de trabalho para os militares lotados no CPOR.

Por sua vez, o governador do Estado destacou os bons números obtidos na região Noroeste por meio do Programa Estado Presente, que hoje se traduz em uma redução de cerca de 40% nos números de homicídios no ano de 2022 em relação ao ano de 2021. Afirmou também que durante seu governo a segurança pública sempre será agraciada com investimentos em estrutura e equipamentos.

Histórico

Por meio de Decreto nº 4070-R de 01 de março de 2017 foi institucionalizado o Comando de Polícia Ostensiva Noroeste (CPO-Noroeste), sediado no município de Colatina. No ano de 2021, com a publicação do Decreto n.º 4970-R, o CPO- Noroeste passou a ser o 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR).

O 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional tem como circunscrição, atualmente, 20 municípios da região Noroeste do Espírito Santo e abrange quatro Unidades Operacionais da PMES, sendo o 2º BPM, com sede em Nova Venécia; o 8º BPM, com sede em Colatina; o 11º BPM, com sede em Barra de São Francisco, e a 19ª Companhia Independente, com sede em Pinheiros.

Os municípios atendidos pelo 4º CPOR são: Água Doce Do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra De São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Ponto Belo, São Domingos Do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

Durante seus primeiros anos de atividade, o 4º CPOR funcionou nas dependências do 8º BPM e, em 28 de março de 2022, com o processo de regularização e reforma de imóvel, passou o 4º CPOR a funcionar na atual sede

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR