Governo do Estado do Espírito Santo
11/12/2021 10h42

Formatura do Curso de Habilitação de Sargentos 2021

Foi realizada, na noite desta sexta-feira (10), no Ginásio Dom Bosco, em Vitória, a solenidade de formatura do Curso de Habilitação de Sargentos 2021 (CHS/2021), promovida pela Polícia Militar do Espírito Santo. O evento teve início às 19h e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Renato Casagrande, o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ofranti Ramalho e o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.

Ao todo, 352 cabos foram promovidos à graduação de 3º sargento após realizarem o curso que teve início no dia 19 de julho deste ano, com carga total de 810 horas/aula. O CHS 2021 teve início com o modelo de Educação a Distância, sendo finalizado já de forma presencial no Centro Universitário Faesa, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica.

Com a conclusão do curso, que apresentou uma grade curricular de 34 disciplinas, dentre elas Liderança e Gestão de Pessoas, Direito Militar, Gerenciamento de Crises, Uso Progressivo de Força e Planejamento Operacional, os novos sargentos representam agora um elo estabelecido entre o comando e a tropa, se fazendo figura intermediária responsável por disciplinar, orientar e auxiliar a execução das atividades operacionais e administrativas a partir das diretrizes estabelecidas nos graus hierárquicos superiores. Assim, a nova graduação torna o militar um líder, coordenador e exemplo de conduta a ser seguido pela tropa.

Com o resultado final do Curso de Habilitação de Sargentos 2021 alcançaram à primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente, Giselle dos Santos Maretto, Ramonny Frederico Ladeira Martins e Tiago Martins Ortolani.

O orador da turma, Rixon Pinheiro da Silva, lembrou as lutas que cada aluno travou se mantendo perseverante. “Convido a cada um a repetir mentalmente: Eu sei o quanto lutei. Sei o que meus familiares lutaram para que eu estivesse aqui”, destacou com tom de agradecimento.

O paraninfo do CHS 2021, capitão Rafael Santana Reis, fez uma reflexão sobre os locais em que trabalhou, por onde passou e fez amigos. Em especial aos que estavam ali. “Tenho uma atenção especial aos alunos do CHS. Pela realidade de cada um. Evoluo com o aprendizado desses policiais. Admiro as adaptações que vocês passam ao depararem com a mudança de rotina e suas adaptabilidades”, pontou o oficial.

O coronel Ramalho destacou os esforços para a realização do CHS. “O comandante-geral, coronel Douglas Caus, apresentou ao governador a melhor maneira de chegarmos aqui hoje. E então assim foi possível realizar o curso. Hoje podemos refletir sobre a trajetória seguida por cada um dos senhores para alcançar essa divisa tão importante. Do ingresso à conclusão do curso. Agora é pensar nas contribuições que cada um pode apresentar às unidades”, ressaltou o secretário de Segurança.

Já o governador Renato Casagrande em sua fala destacou: “Estamos caminhando para fechar 2021. Três anos de governo com significativas contribuições de cada servidor. Com o trabalho dos nossos policiais estão fazendo vamos fechar o ano com o menor número de homicídio no estado. A Polícia Militar se caracteriza pela hierarquia, disciplina e responsabilidade. A PM tem uma responsabilidade ainda maior. Quem opta pela carreira militar sabe que terá uma vida diferente das demais carreiras”, enfatizou o governador.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard