18/07/2024 23h23

Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2024

Na noite desta quinta-feira (18), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS 2024) na Academia de Polícia Militar (APM), em Cariacica. Este evento marcou a conclusão de uma etapa significativa para os 111 sargentos provenientes de diversas unidades da instituição, pois o CAS é um pré-requisito essencial para promoções à graduação de subtenente e para compor o Quadro de Oficiais de Administração da PMES.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do estado José Renato Casagrande, o subsecretário de Integração Institucional, coronel Márcio Celante Weolffel, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o subcomandante-geral, coronel José Soares de Oliveira Júnior, o chefe do estado-maior geral, coronel Márcio Vieira Hollanda, além de outras autoridades civis e militares.

Durante o evento, foram homenageados os três primeiros colocados do curso: o 1º sargento Eder Lopes Rubim, o 1º sargento Claudio Smith Kempim e a 1º sargento Poliana Banhos dos Santos.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, iniciou seu discurso cumprimentando os presentes, com destaque especial para os familiares dos formandos, cujo apoio foi essencial durante o curso, que demandou muita dedicação.

O coronel Caus enalteceu também os esforços para o sucesso do curso, elogiando o diretor de Ensino, coronel Glariston Fonseca do Nascimento, e o comandante da APM, tenente-coronel Flavio Ribeiro Cavatti, além de agradecer ao Governo do Estado pela realização do curso.

Um momento marcante da solenidade foi a homenagem ao soldado Saimen, que recebeu alta hospitalar após quase dois meses internado devido a um tiro na cabeça durante uma operação em maio. Todos os presentes aplaudiram o soldado em sinal de respeito e apoio.

Os formandos também prepararam uma homenagem póstuma ao Capitão Fernando Henrique de Souza da Silva, escolhido como paraninfo da turma, homenagem recebida por seu irmão durante a solenidade.

“Parabéns aos recém-formados, que agora estão mais capacitados não apenas para exercer funções de comando, mas também para liderar e motivar seus subordinados por meio de uma liderança positiva e exemplar. Sejam exemplos de conduta, pois suas ações serão observadas pelos seus subordinados e pela sociedade”, enfatizou o coronel Caus.

O governador José Renato Casagrande também parabenizou os formandos, destacando que a PMES está alinhada com os interesses e aspirações da sociedade e que, através do Programa Estado Presente, a instituição tem alcançado excelentes resultados. O governador destacou com orgulho os resultados positivos do Programa Estado Presente, essencial na redução da criminalidade e promoção da segurança pública. O programa fortalece a integração entre forças de segurança e comunidade, criando um ambiente mais seguro para todos. Ele expressou confiança de que os formandos serão exemplos de conduta e profissionalismo, inspirando colegas e protegendo a comunidade. Parabenizou os sargentos formados, ressaltando que suas ações têm um impacto profundo e positivo na vida de muitas pessoas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON SCOTA MOREIRA
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br