Governo do Estado do Espírito Santo
30/01/2023 11h21

FISCALIZAÇÃO DO BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO CONSTATA ELEVADO NÚMERO DE CONDUTORES QUE NEGARAM-SE SUBMETER AO BAFÔMETRO

Na noite da última sexta-feira (27), policiais do BPTran realizaram uma operação com foco na Lei Seca. Dos 140 automóveis de passeio abordados, mais da metade de seus condutores negaram-se a serem submetidos ao teste de alcoolemia.  

A operação aconteceu na Praia do Canto, em Vitória, região nobre da capital famosa também com seus bares e restaurantes.  

Ao todo, foram abordados 240 veículos, entre carros de passeio, motos, táxis e até ônibus. O que chamou a atenção foi o elevado número de condutores que se recusaram a soprar o etilômetro, fato que levanta suspeita quanto ao  consumo de bebida alcoólica por parte do condutor.   

O que diz a Lei?

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, em seu artigo 165, que dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é uma infração gravíssima, com fator multiplicador de 10 vezes o valor referência, além de provocar a suspensão da CNH por 12 meses.  

Além disso, o artigo 306, também do CTB, imputa como crime a ação do condutor que é flagrado com capacidade psicomotora alterada, mensurada pelo teor alcóolico igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, aferido por equipamento homologado (etilômetro). 

Já o condutor que se recusa a soprar o etilômetro, comete a infração administrativa prevista no artigo 165-A, sofrendo as mesmas medidas de quem conduz sob influência de álcool, citadas no artigo 165. 

Além dos 77 condutores que se negaram a serem submetidos ao teste, outros 04 foram flagrados com a capacidade psicomotora alterada, cuja consequência é prevista como crime. 

Durante a operação, 13 veículos foram removidos ao pátio credenciado.  

O BPTran tem reforçado as ações de fiscalização durante a Operação Verão, com especial foco na Lei Seca, e a orientação é simples: “dirija com cuidado e responsabilidade, sem negligenciar as normas. Colabore para um trânsito mais seguro.”

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard