Governo do Estado do Espírito Santo
13/07/2021 10h02

Equoterapia da PMES recebe novos praticantes e suas famílias

A equoterapia da Polícia Militar, após período de interrupção devido à pandemia do Covid-19, retornou suas atividades em 2021 possibilitando novos encontros.

Isso porque a oferta de vagas disponibilizadas para a comunidade foi aumentada, após o curso inédito de equoterapia realizado pela Unidade e o recente convênio firmado com a associação dos amigos dos autistas (AMAES).

As novas famílias vinculadas à terapia, após poucas sessões, já observam mudanças significativas no comportamento das crianças. Os relatos recebidos pela equipe mostram que os benefícios do projeto vão além da reabilitação pelo movimento que o cavalo oferece:

“ Cheguei em casa e toda hora me dá vontade de chorar. O trabalho da equoterapia é muito lindo e vocês são especiais demais. Muito obrigada pelo carinho. Quando chego em algum lugar, as pessoas olham para meu filho diferente, esperando que ele faça algo de errado. Meu sonho é que um dia, a sociedade chegue a ser 50%  como vocês da Polícia Militar são com ele.”, afirma a mãe de um praticante com ingresso recente.

A equoterapia é uma atividade interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, que conta com a participação do cavalo para o desenvolvimento global do indivíduo. É amplamente utilizada em vários países do mundo e também no Brasil, através da Lei 13830 em 2019 que define as bases para a atividade em nosso país.

O RPMont oferece a equoterapia desde 1995 e é um programa institucional da PMES, que recebe cerca de 60 famílias semanalmente, possibilitando o acesso à uma terapia com pouco ofertada no serviço público, reafirmando a máxima "quando os estribos se tocam, está feita a camaradagem ".

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard