Governo do Estado do Espírito Santo
26/07/2019 11h20 - Atualizado em 26/07/2019 11h22

Equipe do Batalhão de Polícia Ambiental em São Mateus realiza ação de Educação Ambiental em Centro de Vivencia e Escola nas Comunidades de Campo Grande e Nativo de Barra Nova

Nesta quinta-feira (25), uma equipe da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental montou exposição de animais taxidermizados e realizou palestras na região de Barra Nova Sul, município de São Mateus, norte do estado.

 

O evento foi realizado durante todo o dia, oportunidade em que foi montado no período matutino um estande com os animais silvestres taxidermizados, no centro de Vivência de Campo Grande, e no período vespertino, no pátio da escola Escola Municipal Maria Francisca Nunes Coutinho, momento em que os alunos tiveram a oportunidade de observar cada animal exposto, conhecendo melhor suas características físicas.

 

Durante os eventos, os policiais ambientais ministraram palestras ressaltando a importância dos animais silvestres na vida humana, assim como o relevante papel exercido por cada ser vivo no ecossistema como um todo, gerando um ambiente sustentável e equilibrado. Na ocasião, foi discutida, também, a problemática do descarte irregular de resíduos sólidos (lixo) e suas consequências ambientais.

 

Ao todo, foram atendidos 125 alunos, com idades variando de 04 a 12 anos, além de professores, funcionários da escola e pessoas da comunidade. A senhora Patrícia Suzuki, Técnica de Meio Ambiente da Empresa Transpetro (Terminal Norte Capixaba) agradeceu à Equipe da 3ª Companhia do BPMA pelo evento realizado e reforçou a importância da parceria da Polícia Militar Ambiental com as empresas do setor privado, realizando eventos educativos e informativos para as comunidades locais, haja vista se tratar de uma região estuarina, de grande interesse ambiental, e que, constantemente, sofre com a incidência de crimes ambientais. 

 

Segundo o Comandante da Terceira Companhia Ambiental, Capitão Fabrício Pereira Rocha, a prática da Educação Ambiental nas escolas e comunidades contribui sobremaneira para a formação da consciência ambiental de cada cidadão, e promove a mudança de hábitos nocivos ao meio ambiente, resultando assim na formação de cidadãos mais sensíveis às causas ambientais e mais atentos ao tema, promovendo a prática de ações sustentáveis e benéficas para as futuras gerações.

 

No norte do Espírito Santo, a 3ª Cia do BPMA está aberta a solicitações por parte de ONGs, Projetos Sociais, Instituições de Ensino e Associações de Moradores durante todo o decorrer do ano para a realização PALESTRAS E EXPOSIÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, que devem ser agendadas previamente através do e-mail: policia.ambiental.sm@gmail.com ou pelo telefone: (27) 3767-7611.

 

Denúncias de crimes ambientais devem ser feitas através do Disque Denuncia, no telefone: 181.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard