Governo do Estado do Espírito Santo
21/09/2021 15h20 - Atualizado em 21/09/2021 15h21

Encerramento da Instrução Método Giraldi para o Curso de Formação de Soldados

No último sábado (18) foi encerrada a disciplina Uso da Força e Armas de Fogo II para os 16 pelotões do Curso de Formação de Soldados na Academia de Polícia Militar, em Cariacica, deixando-os preparados para o Estágio Operacional.

Segundo o tenente-coronel Celso Luiz Ferrari, coordenador da disciplina, é uma das instruções mais importantes, pois habilita o futuro militar da PMES a utilização da arma de fogo, através do Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida – “Método Giraldi”. Foram 33 dias ininterruptos de instrução, independente das condições do tempo, sábados domingos e feriados. 

Método Giraldi

A Polícia Militar do Espírito Santo instituiu como treinamento padrão o Tiro Defensivo na Preservação da Vida (TDPV) – Método Giraldi pela Portaria nº 324-R, de 10 de outubro de 2002. Desde então, mais de 5.000 policiais militares já foram qualificados neste método, que é obrigatório para os cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento, além de ser regularmente ofertado para todos os policiais, integrando sua formação continuada. 

A doutrina do método ensina vários níveis de resposta policial, onde a lei é o limite e a preservação da vida a prioridade, e o uso da arma de fogo deve ser a última alternativa. O militar treina em estruturas que simulam ambientes cotidianos e é levado a níveis de estresse e tensão que provavelmente teria em uma situação real.

Além do curso básico e de requalificação (habilitação e aperfeiçoamento), os militares passam anualmente pelo Teste de Avaliação de Tiro (TAT), com revisão e aplicação dos princípios e procedimentos do treinamento, e pelo Treinamento em Pleno Serviço (TPS), voltado para o efetivo do policiamento ostensivo.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard