Governo do Estado do Espírito Santo
25/03/2022 11h17 - Atualizado em 25/03/2022 11h18

DS promove primeira “Ação Itinerante de Intervenção em Saúde da Policial Militar Feminina”

A Diretoria de Saúde (DS) da PMES organizou a primeira “Ação Itinerante de Intervenção em Saúde da Policial Militar Feminina”. O objetivo do evento, alusivo ao Dia da Mulher, é conscientizar as policiais feminina da ativa da PMES sobre a importância da realização de ações preventivas, a periodicidade de exames e prover informação a respeito das principais neoplasias que atingem o sexo feminino.

A ação será promovida entre os dias 28 e 30 de março, no pátio do Quartel do Comando Geral, para o efetivo feminino lotado no QCG e 1º Batalhão. Entre os dias 05 e 07 de abril será a vez da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), atendendo ao efetivo feminino lotado na Unidade. Já entre os dias 02 e 04 de maio a ação será desenvolvida na Diretoria de Saúde, contemplando o efetivo lotado na DS. Em todos os locais o horário de atendimento terá início às 08h e término às 12h.

As estações de trabalho oferecerão os seguintes serviços: teste de Glicemia capilar e orientações para coleta de demais exames no laboratório do HPM; Avaliação ambulatorial das pressões sistólica e diastólica; Avaliação da circunferência de cintura, peso e altura, com cálculo do IMC; Avaliação da cobertura vacinal existente para cadastro no PNI; Consulta de enfermagem, avaliação dos resultados obtidos nas mesas anteriores, orientação geral quanto à saúde cardiovascular e ginecológica de acordo com o perfil encontrado, encaminhamento ao especialista indicado a cada caso; Avaliação Nutricional; Avaliação da fisioterapia, com o objetivo de aferir a dor como fator limitante para a realização de atividades aeróbias protetoras; Terapeuta Ocupacional e Agendamentos.

A ação

Trata-se de um programa multiprofissional de prevenção à saúde, desenvolvido por profissionais da Diretoria de Saúde nas Unidades Militares, onde são realizadas consultas de enfermagem, atendimento nutricional, fisioterapia, programas de saúde (Verificação de PA e Glicemia), prevenção a lesões de pele, orientação sobre Banco de Leite Humano, cálculo de índice de massa corporal e percentual de gordura, acompanhamento do cartão de vacinação e marcação de consulta ao médico ginecologista e outras especialidades que se fizerem necessárias, a fim de minimizar os fatores de risco e comorbidades na saúde da mulher.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard