Governo do Estado do Espírito Santo
02/08/2018 09h51 - Atualizado em 02/08/2018 09h54

Divisão de Promoção Social amplia atendimento no primeiro semestre de 2018

Com a mudança de endereço no início deste ano, a Divisão de Promoção Social da Diretoria de Saúde da Polícia Militar (DPS) passou a oferecer os serviços em um ambiente mais espaçoso e ampliou o atendimento para melhor atender a família policial militar.

De janeiro a junho, a DPS realizou 837 atendimentos, 33 % a mais do que o mesmo período no ano passado, quando ainda funcionava dentro do Hospital da Polícia Militar (HPM). Para o diretor de saúde, Coronel Márcio Eugênio Sartório, a estrutura atualmente localizada na Avenida Jair Etiene Dessaune, nas proximidades do HPM, ofereceu mais conforto e tranquilidade para o militar e sua família.  DPS realizando a entrega de prótese de membro inferiorDPS realizando a entrega de prótese de membro inferior (Foto: divulgação PMES)

“O atendimento nesse espaço mais amplo possibilitou uma melhora significativa na assistência à família do militar. A divisão é o canal direto de comunicação das necessidades da família em saúde física e mental para a Diretoria de Saúde, podendo informar através do relato social a necessidade de tratamentos, exames, medicamentos, órtese e prótese dentre outras necessidades do militar e do seu dependente legal”, afirmou.

As demandas atendidas pela DPS envolvem a solicitação de transferência de unidade, orientação com relação a falecimento e visitas domiciliares e hospitalares e atendimento de servidores com problemas de saúde física ou mental. Também é realizado o atendimento ao dependente químico, auxílio em casos de conflitos conjugais, problemas financeiros, assistência aos militares que se envolvem em ocorrências traumáticas e apoio psicossocial aos que se encontram reclusos em presídio militar.  Policial Militar cadastrado no Comamas recebendo cadeira de rodasPolicial Militar cadastrado no Comamas recebendo cadeira de rodas (Foto: divulgação PMES)

A DPS também conta com uma Comissão Multidisciplinar de Atendimento aos Militares Acidentados em Serviço (Comamas), através da qual o militar recebe orientações sobre comunicação de acidente, confecção de atestado de origem e recebimento de indenização, além de receber suporte para aquisição de medicamentos e materiais que possa vir a necessitar, como cadeira de rodas, muletas, próteses, entre outros. A equipe realiza um atendimento humanizado, visitando o acidentado no hospital ou em seu lar, lançando mão também de atendimento psicológico, quando necessário.

Triagem e acolhimento

No primeiro atendimento é feita uma triagem e acolhimento, para verificar a necessidade do usuário. O acompanhamento é feito de forma contínua, no qual são realizados contatos telefônicos, atendimentos individuais e até visitas domiciliares, para aprofundar a compreensão da vida cotidiana do militar e suas necessidades.

“O encaminhamento é feito através da Unidade em que o policial militar trabalha, por isso a importância de direcioná-lo o quanto antes, especialmente em casos de ocorrência traumática”, alertou o capitão Rubens Alexandre Moreira, da DPS.

Para mais informações, a Divisão de Promoção Social está disponível através do telefone 3636-6600.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ 
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard