Governo do Estado do Espírito Santo
08/05/2018 09h40

Diretoria de Saúde promove Semana da Enfermagem no HPM

Na manhã desta segunda (07) foi iniciada a Semana de Enfermagem. O evento é promovido pela Diretoria de Saúde e alusivo à Semana Nacional da Enfermagem. As atividades acontecem até a próxima quarta-feira (09), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), com a participação dos profissionais de enfermagem do hospital.

A abertura oficial contou com a presença do Coronel William Robert Oliveira, representando o Diretor de Saúde; do Diretor Adjunto da Diretoria de Saúde, Tenente-Coronel Carlos Alberto Bariani Ribeiro; da Chefe do Centro de Enfermagem da Diretoria de Saúde, Major Valéria Schimidt e da gerente e da coordenadora de Enfermagem do Hospital Infantil, Maria da Penha Silva Campos e Larissa Campos, respectivamente.

O Coronel William destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de enfermagem que atendem e cuidam dos pacientes. “Parabenizo a equipe de enfermagem pela promoção do evento e por proporcionar este momento de interação e aprendizagem a todos os profissionais de enfermagem que trabalham neste hospital”, ressaltou o Coronel.

Após a composição da mesa de autoridades e da entrada da Lâmpada, símbolo da enfermagem, os participantes realizaram o Juramento da Enfermagem. Em seguida, uma homenagem foi realizada, pela Major Valéria Schimidt, aos militares especialistas de enfermagem que foram para reserva remunerada. “Externamos nossa admiração, gratidão e reconhecimento pelo empenho na missão dos militares do quadro de saúde da Polícia Militar que tanto contribuíram para a qualidade no atendimento e nos cuidados prestados aos pacientes com a finalidade de promover a saúde”, destacou a oficial.

Na Semana de Enfermagem estão previstas várias atividades, dentre elas, um minicurso sobre Sistematização de Assistência de Enfermagem – SAE e uma palestra sobre Estomoterapia, que é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, voltada para o cuidado de pessoas com estomas, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres, entre outros.

Além dos assuntos e atividades voltados para o aperfeiçoamento da profissão, também estão previstos na programação alguns momentos de descontração, como uma palestra motivacional e apresentações teatrais abordando os temas relacionados à enfermagem.

Esta é a 24ª edição da Semana de Enfermagem, realizadas todos os anos desde 1994 e é organizada pelo Centro de Enfermagem da Diretoria de Saúde do HPM.

Programação da Semana de Enfermagem

Terça-feira - 08 de maio

8h20 – Oficina de cuidados com a pele facial;
9h10 – Coffee breack;
9h30 – Dinâmica Motivacional com a Capitão da Reserva Remunerada da PMES e Psicóloga Maria Ângela Moura Rodrigues;
10h30 – Apresentação Teatral.

Quarta-feira - 09 de maio

8h – Palestra com Carolina Crippa Ferreira, enfermeira Estomoterapeuta;
9h – Coffee break;
9h20 – Minicurso sobre Sistematização de Assistência de Enfermagem - SAE com a Enfermeira Patrícia Correa de Oliveira Saldanha, Mestre em Ciências da Saúde e Docente pela EMESCAM.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL MARCELO CORREA MUNIZ
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard